Daher anuncia refinamentos no TBM-960, em 17.04.24


A divisão de aeronaves da Daher marcou presença de fabricante, e como patrocinadora,  na 50ª edição da feira de aviação Sun’n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida (EUA), entre os dias 09 e 14, apresentando o seu monomotor turboélice de alto desempenho TBM-960 com incorporação de novos melhoramentos da linha de produção 2024 – novas atualizações para maior conscientização do piloto e menor carga de trabalho, ao mesmo tempo em que oferece esquema de pintura atualizado (exibido na feira).

Distintamente configurado com a mais recente interpretação da pintura Sirocco, da Daher – com destaques prateados, azuis foscos e pretos -, a funcionalidade digital e-Copilot do TBM 960 foi ainda mais evoluída para incluir recursos que vão desde preparação pré-voo facilitada até maior tranquilidade emocional – “paz de espírito” – com a proteção do sistema de pouso automático de emergência HomeSafe (de pouso automático de emergência, baseado na plataforma Autoland, da Garmin).
“O TBM-960 controlado digitalmente é a versão mais vendida de todos os membros da nossa Família de aeronaves TBM e continua como referência de mercado em termos de segurança e eficiência”, explicou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher, durante uma coletiva de imprensa no dia de abertura da feira Sun’n Fun, para emendar: “Isso é ressaltado por nossa carteira de pedidos que ultrapassa dois anos de produção, com cerca de 120 TBM-960 entregues até o momento”.

Entre as melhorias na versão-modelo ano 2024 do TBM-960 está uma função de detecção de inatividade do piloto para o sistema de pouso automático de emergência HomeSafe, que é ativado automaticamente após 30 minutos se não houver interação do piloto com os sistemas da aeronave. Como um recurso de “paz de espírito” altamente apreciado no TBM-960, o HomeSafe faz o avião pousar numa pista mais próxima, em vôo automatizado, caso um piloto fique incapacitado.

Outra nova funcionalidade do TBM-960 é a apresentação gráfica de análise de peso e balanceamento na tela de informação multifuncional da plataforma de vôo. Além disso, a fase de táxi da aeronave é melhorada com o recurso 3D SafeTaxi – que fornece uma representação tridimensional do ambiente fisicamente do aeródromo para auxiliar o piloto nas manobras em solo e na identificação do aeródromo, juntamente com uma função de consciência situacional quanto à posição da pista.

As mensagens de alerta destinadas a aumentar a consciência do piloto incluem o acionamento do “Yaw Damper” (amortecedor de guinada) e a notificação “Check Gear” (cheque de trem), bem como “Propeller Abort” (abortagem por hélice) se a hélice não estiver na configuração correta. Além disso, o monitoramento de aproximação estabilizada é reforçado pelos efeitos visuais na tela de informação de vôo primária.

Exteriormente, há um novo recurso altamente visível: a luz LED de pouso do trem de nariz. Esta luz LED de alta intensidade, com um máximo de 136.295 candela (candlepower – potência da vela – unidade de medida de intensidade luminosa, expressando níveis de intensidade de luz em relação à luz emitida por uma vela de tamanho e constituintes específicos), é 2,5 vezes mais brilhante que as luzes de táxi da geração anterior e é particularmente útil ao taxiar em um aeródromo escuro.

O monomotor turboélice de alto desempenho TBM-960 do ano modelo 2024 foi apresentado no estande de exposição da Daher na Sun’n Fun Aerospace Expo, no Aeroporto Internacional Lakeland Linder (KLAL), junto com um monomotor turboélice transportador-multifuncional Kodiak 100, da fabricante do Idaho controlada pela Daher. [EL]