Daher anuncia uma série de aprimoramentos de aviônica e sistemas para seus aviões monomotor turboélice Kodiak 900 e Kodiak 100 Series III, em 02.04.25


Em nota no dia 01, a Daher anunciou uma série de melhorias em aviônicos e sistemas para seus aviões monomotor turboélices Kodiak 900 e Kodiak 100 Series III em 2025, evoluindo ainda mais sua operabilidade, manutenibilidade e segurança de vôo – além de aproximar e assemelhar os dois modelos e o seu monomotor turboélice  TBM-960.

As melhorias envolvem equipamentos padrão e opcionais e estão sendo aplicadas nos novos Kodiak de produção entregues a partir deste ano pela unidade de fabricação e montagem final da Daher em Sandpoint, no Idaho (EUA).
As melhorias para o Kodiak foram detalhadas pelo CEO da Daher Aircraft, Nicolas Chabbert, durante a coletiva de imprensa de abertura da empresa na feira Sun ‘n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida (EUA), que ora acontece entre os dias 01 e 06.

O pacote Avionics One para o Kodiak 900 e o Kodiak Series III tem as seguintes novas opções em 2025:
– radar meteorológico Doppler GWX 8000 StormOptix, totalmente digital, da Garmin, com varredura volumétrica e análise automática de ameaças;
– rádio-altímetro GRA-55 totalmente digital com tecnologia de processamento de sinal digital de última geração para maior precisão; e,
– transponder diverso GTX-345D com ferramentas intuitivas de consciência situacional para redução da carga de trabalho do piloto, fornecendo informações de tráfego e meteorologia em tempo real na cabine e proporcionando recepção de sinal aprimorada.

Uma atualização para a aeronave Kodiak 100 Series III em 2025 é a incorporação de um módulo de atitude reserva (Standby Attitude Module) MD-302 e seu magnetômetro associado, que já equipam o Kodiak 900. Produzido pela Mid-Continent Instruments and Avionics, o módulo de atitude reserva (Standby Attitude Module) MD-302  é um instrumento digital de duas polegadas (5,08 cm) que fornece atitude, altitude, velocidade do ar, deslizamento, tendência vertical e direção em uma exibição exclusiva de duas telas. A referência de direção independente para o MD-302 é fornecida pelo magnetômetro MD32 sem a necessidade de hardware de instalação especial ou limitações de orientação.

Os aprimoramentos aplicados tanto à versão-base Kodiak 100 Series III quanto ao novo e maior Kodiak 900 incluem sistema datalink GDL-60, da Garmin, e a tecnologia PlaneSyn, isso fornecendo uma solução de “aeronave conectada” que permite downloads rápidos e sem fio para atualizações de navegação e banco de dados, registro automático de banco de dados para rastreamento simplificado de desempenho de vôo e motor, juntamente com acesso remoto e ativação da aeronave para verificação de combustível e status do sistema, via conexão rápida e estável 4G LTE (Long Term Evolution) ou wi-fi. Também será disponível um modo ADS-B OFF para operações de missão especial.

“Com o PlaneSyn, as frotas Kodiak 900 e Kodiak 100 Series III agora têm uma única solução de conectividade avançada, que também é harmonizada com o TBM-960 – capacitando assim os pilotos com operações mais inteligentes, simples e eficientes”, acrescentou Chabbert.

Outro aprimoramento para o Kodiak 900 e o Kodiak 100 Series III em 2025 é a integração de novas luzes externas da Whelen Aerospace Technologies para pouso, táxi e navegação/reconhecimento de navegação estroboscópica – tudo isso melhorando a visibilidade noturna, a segurança diurna/noturna e oferecendo maior vida útil.

“O Kodiak está se beneficiando mais uma vez do comprometimento da Daher com a melhoria contínua em suas linhas de produtos, refletindo avanços em tecnologia e sistemas, além de atender aos requisitos operacionais em evolução de nossos clientes”, disse Chabbert.

Além dos melhoramentos no Kodiak, na feira Sun ‘n Fun Aerospace Expo Chabbert também anunciou a meta de entrega de 30 aeronaves Kodiak em 2025, um aumento de 15% em relação a 2024, junto com as entregas planejadas de 62 aviões TBM-960 (da unidade de produção/montagem final da Daher em Tarbes, na França), representando um aumento de quase 11% em relação a 2024.

Em janeiro, a Daher divulgou que entregou um total combinado de 82 aeronaves (monomotor turboélice) TBM e Kodiak no ano de 2024 – marcando um aumento de quase 11% em relação ao ano anterior  (2023), ao mesmo tempo em que expandiu a base de clientes para essas aeronaves com proprietários, operadores e agências de serviço público.

As entregas da Daher em 2024 foram lideradas pelo rápido e eficiente TBM, respondendo por 68,3% das entregas, com 56 aviões TBM-960 fornecidos aos clientes – dos quais mais de 50% envolveram compradores recorrentes de aeronaves da Família TBM. Das 26 aeronaves fornecidas pela Família Kodiak em 2024 (respondendo por 31,7% das entregas do grupo), 11 (42,3%) foram Kodiak 900 – ressaltando o crescente sucesso desta nova versão maior da versátil aeronave STOL (decolagem e pouso curtos) da Daher.

O EUA foi responsável ​​por 10 (38,5%) das entregas do Kodiak 900, incluindo a primeira desta versão para aplicações multimissão — recebida pela Patrulha Rodoviária Estadual do Missouri para operações de transporte e logística. Outro Kodiak 900 entregue no ano passado foi fornecido a um proprietário privado na República Dominicana. As 15 entregas restantes de Kodiak em 2024 envolveram a versão Kodiak 100 Série III, ressaltando a demanda contínua por esta aeronave utilitária fundamental.

A Daher adquiriu a linha de produtos (Quest) Kodiak em 2019 e investiu milhões de Dólares para desenvolver essas aeronaves “para qualquer lugar” – renomadas por suas capacidades STOL (decolagem e pouso em curta distância) em ambientes remotos e desafiadores, de durabilidade robusta e capacidade de carga-paga.

Desde a aquisição, a Daher introduziu a versão Série III (Kodiak 100 Series III) do avião-base Kodiak 100 e lançou o modelo maior Kodiak 900.

A capacidade de produção na unidade da Daher em Sandpoint, no Idaho, foi aprimorada com a criação de uma unidade de pintura de aeronaves de US$ 2,7 milhões, juntamente com a adição de uma segunda linha de montagem final que “espelha” a construção dos modelos Kodiak 100 e Kodiak 900 uma vez que suas fuselagens básicas estejam montadas.

Olhando para o futuro, uma nova linha de montagem final norte-americana para a Daher Aircraft está sendo criada no pólo industrial da controladora da Daher em Stuart, na Flórida, onde grandes aeroestruturas são atualmente montadas. Esta nova linha de montagem final entrará em operação no ano que vem (2026) produzindo aeronaves TBM, com a possibilidade de adicionar a montagem final Kodiak em uma data posterior.

Mais de 365 aviões Kodiak foram entregues em todo o mundo nas versões Kodiak 100 e Kodiak 900, com a frota global acumulando um total combinado de aproximadamente 433.000 horas de vôo. A base de clientes e usuários inclui organizações humanitárias, empresas e negócios, proprietários individuais, juntamente com um número crescente de operadores multimissão nos setores de serviço público, meio ambiente e aplicação da lei.

A Daher tem uma presença importante na Sun ‘n Fun Aerospace Expo desta semana. A divisão Daher Aircraft continua sua participação tradicional como expositora da feira exibindo um Kodiak 900 junto com o rápido e eficiente TBM-960 no estande de exposição da Daher. A empresa controladora do Daher Group é patrocinadora do Sun ‘n Fun em 2025 pelo segundo ano e está participando da Feira de Carreiras, destacando oportunidades de emprego na Flórida e em toda a América do Norte para seus negócios de aeronaves, indústria, logística e serviços industriais. [EL]