Daher aumenta a capacidade e a meta de produção do Kodiak na fábrica de Sandpoint, no Idaho (EUA), em 18.04.24


No dia 09, na sua ativa participação na 50ª edição da feira de aviação Sun’n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida, que aconteceu entre os dias 09 e 14, a divisão de aeronaves da Daher anunciou o início do aumento da capacidade de produção de suas aeronaves (monomotor turboélice) utilitárias-multifuncionais Kodiak 100 e Kodiak 900 nas instalações de fabricação e montagem final da empresa em Sandpoint, no Estado do Idaho.

A evolução da produção do Kodiak foi detalhada por Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher, durante a conferência de imprensa de abertura fabricante francesa na Sun’n Fun Aerospace Expo. Chabbert também forneceu meta de produção aumentada para aeronaves Kodiak em 2024: um aumento para 25 aeronaves (de 7, ou 38,9%), em comparação com o total de 18 aeronaves produzidas durante 2023.

O aumento da capacidade de produção da planta de Sandpoint resulta da adição de uma segunda linha de montagem final que “espelha” a construção dos aviões Kodiak depois que a fuselagem básica é montada. Como resultado, agora existem etapas de integração paralelas e separadas para Kodiak 100 e Kodiak 900 dos estágios 3 a 6, envolvendo o acoplamento da asa e do estabilizador horizontal; integração e aparelhamento de controles de vôo, a instalação de motores e aviônicos, o primeiro vôo, a instalação de equipamento de interior e a entrega ao cliente.
Duas linhas de produção paralelas para a montagem final de aeronaves Kodiak do Estágio 3 ao Estágio 6 estão agora operacionais nas instalações de produção de Daher em Sandpoint, no Idaho. Na imagem, à esquerda está a linha de montagem final do Kodiak 900, enquanto a montagem de Kodiak 100 é concluída em um processo “espelhado” no lado oposto do hangar.

“A merecida reputação do Kodiak como a lendária aeronave utilitária “para qualquer lugar” foi aprimorada ainda mais desde a aquisição da linha de produtos pela Daher em 2019, e sua popularidade continua a crescer – com uma carteira de pedidos atual de dois anos”, disse Chabbert a repórteres na conferência de imprensa. “O aprimoramento da produção anunciado hoje responde à forte demanda de toda a base de clientes – desde proprietários/operadores privados até agências governamentais e operadores de missões especiais para aplicações de supressores de incêndios florestais, monitoramento ambiental, aplicação da lei e evacuação médica”, completou Chabbert.

“Essas linhas de montagem paralelas foram desenvolvidas usando nossos recursos internos, beneficiando-se totalmente do suporte de toda a equipe Sandpoint”, explicou Kerry Olson, diretor de operações Kodiak da Daher e líder local na fábrica de Sandpoint. “A produção paralela entrou em operação antes do previsto, o que é outro motivo de orgulho para todos na instalação”, destacou Olson.

O aumento da capacidade de produção segue outras melhorias em Sandpoint implementadas pela Daher, notadamente o investimento de US$ 2,7 milhões em uma área de 9.000 pés² (836 m²) para instalação de pintura de aeronaves que simplificou o processo geral de produção e melhorou ainda mais a qualidade de construção dos aviões Kodiak (Kodiak 100 e Kodiak 900).

Até o momento, um total combinado de 330 aviões Kodiak (Kodiak 100 e Kodiak 900) foram entregues a proprietários e operadores em todo o mundo. O mais recente Kodiak 900 – o sétimo aparelho da versão até agora – foi recebido por um proprietário privado em março.

As melhorias na linha de produtos Kodiak sob a propriedade de Daher incluem a versão Kodiak 900, que foi lançada em 2022. Herdando as qualidades notáveis do Kodiak 100 como um avião multifuncional STOL (decolagem e pouso curto), o Kodiak 900 tem um comprimento de fuselagem estendido  de 3,9 pés (1,19 m.) para fornecer mais espaço para passageiros e carga, aumento da velocidade de cruzeiro para 210 KTAS e maior carga útil, oferecendo alcance máximo de 1.129 MN.

O Kodiak 100 foi aprimorado, começando com a introdução da versão Série III da Daher em 2021, que oferece maior conforto de cabine, capacidades operacionais aumentadas em pistas não-preparadas e operação em água (com flutuadores), bem como qualidade atualizada e cobertura de manutenção mais abrangente. Além disso, a Daher agora está entregando novos Kodiak 100 equipados com uma hélice composta pentapá Hartzell, que também é oferecida para retrofit de aparelhos Kodiak 100 em serviço.

Outras modernizações e atualizações para o Kodiak 100 de produção anterior – como a modernização da cabine de comando com a suíte aviônica integrada Garmin G1000NXi com tecnologia aviônica de próxima geração – são oferecidas pela Daher para melhorar a operabilidade e manter o valor de revenda da aeronave. [EL]