Daher confirma planos de segunda planta de produção dos modelos TBM e Kodiak na Flórida/EUA, em 30.07.23


Nicholas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves Daher, reconfirmou, para a mídia AIN, na agenda da feira de aviação americana EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, os planos da fabricante anunciados em abril, durante a feira Sun ‘n Fun Aero Expo, em Lakeland, na Flórida, de estabelecer uma segunda linha de produção para suas aeronaves monomotor turboélice TBM e Kodiak (esta já fabricada do EUA) numa antiga fábrica da Spirit AeroSystems em Stuart, na Flórida, adquirida recentemente.

Chabbert e outros executivos da Daher enfatizaram que a produção do Kodiak também continuaria Sandpoint, no Idaho, e a produção da série TBM-900 em Tarbes, na França, mas que a instalação de Stuart seria usada em conjunto com essas unidades para atender à crescente demanda de aeronaves. As linhas de produção da Flórida (em Stuart – para os modelos TBM e Kodiak) provavelmente serão inauguradas em dois a três anos.

Ao admitir a cadeia de suprimentos contínua e a escassez de mão-de-obra interna, Chabbert apontou que a Daher aumentou seu estoque de peças em US$ 48 milhões e estabeleceu um portal da web dedicado para todas as aeronaves Daher, incluindo os monomotores a pistão Socata TB-10 e -20. “A cadeia de suprimentos tem sido uma preocupação ultimamente, mas continuamos a normalizar a atividade de peças”, disse Chabbert, acrescentando que Daher tem mais de 200 fornecedores separados para suas aeronaves.

A Daher planeja entregar oito Kodiak 900 neste ano e 15 aviões do modelo em 2024; no entanto, as entregas do Kodiak 100 Series III, mais curto, ainda constituirão dois terços das entregas Kodiak em 2023 e 50% em 2024.

Chabbert disse que o primeiro Kodiak 900 na Europa foi entregue recentemente, a Europa sendo considerada “um grande mercado para o avião”.

Ao todo, 325 aviões Kodiak foram entregues até o momento, com um total de horas voadas da frota chegando a 350.000.

Enquanto isso, a Daher entregou recentemente seu 80º avião TBM-960 e entregou 488 aeronaves da série TBM-900 em geral. Os modelos TBM anteriores – as séries 700 e 850 – representam coletivamente 662 aeronaves desde o início do programa em 1988. Mais de 1.000 TBM estão baseados na América do Norte e a frota mundial acumulou 2,6 milhões de horas.

Os novos TBMs da série 900 são equipados com o sistema de monitoramento e status on line Garmin PlaneSync. Mais da metade de todos os operadores de aeronaves TBM estão usando o aplicativo Me&MyTBM; a versão mais recente, V6, pode avaliar voluntariamente aproximações de aeronaves e fornecer relatórios relacionados aos usuários. Chabbert disse que um dos principais objetivos do aplicativo é ajudar os clientes a voar em aproximações estabilizadas; ele observou que aproximações desestabilizadas ​​são o “problema número um” em acidentes com aviões à turbina. Os relatórios gerados pelo aplicativo, com a ajuda de instrutores, não apenas ajudaram os clientes a obter seguro, mas também a obter taxas de prêmio mais baixas para cobertura, acrescentou Chabbert.

Na EAA AirVenture, a Daher está exibindo um TBM-960 (que é equipado com a nova hélice pentapá de lâminas de composite Hartzell Raptor). [EL] – c/ fonte