Daher: continuação do plano estratégico – nova organização – seguindo crescimento em um ambiente de mudança, em 13.02.25


No dia 05 (fev.), em Paris, a fabricante francesa Daher realizou sua conferência de imprensa anual, em que promoveu a continuidade do seu plano estratégico, com consolidação organizacional visando seguir crescimento em um ambiente de mudanças.

Numa nota no seu portal, no dia 05, a Daher divulgou a continuação do plano estratégico, com nova organização, para seguir o seu crescimento em um ambiente de mudança. 

Dois anos após o lançamento do seu plano estratégico “Take Off 2027”, a Daher está dando mais um passo na transformação da empresa. O grupo está consolidando sua organização para dar suporte ao seu desenvolvimento e ambições internacionais.

Em 2024, a Daher atingiu uma receita de € 1,8 bilhões, com alta anual de 9%, 55% (cerca de € 990 milhões) dos quais vieram de mercados internacionais, com aumento da lucratividade.

Na coletiva de imprensa, o presidente e CEO do grupo francês, Didier Kayat, disse do enfrentamento dos desafios contínuos para a Daher se tornar mais competitiva. Como muitas outras empresas aeroespaciais, a Daher teve que lidar com uma série de pressões inflacionárias que aumentaram seus custos. Kayat disse que isso incluía matérias-primas, salários de funcionários e preços cobrados por fornecedores.

A Daher se comprometeu a intensificar os esforços para melhorar a produtividade em suas atividades de fabricação de aeronaves e aeroestruturas, bem como em serviços.

O Grupo continua seus investimentos em seus quatro negócios complementares – fabricação de aeronaves, indústria, serviços industriais e logística – e entrou no ranking Top 50 de empresas aeroespaciais globais. 

Um modelo equilibrado e resiliente que entrega resultados
Em 2024, o grupo entregou 82 aeronaves, sendo 56 aviões TBM (68,3%) e 26 aviões Kodiak (31,7%). As 82 entregas em 2024 marcaram um aumento de 11% em relação a 2023. A Daher também registrou pedidos líquidos de 100 aviões TBM e Kodiak em 2024, com sua carteira de aeronaves agora se estendendo até o ano de 2026.

Com 14.000 funcionários em 15 países e uma carteira de encomendas (backlog) representando 2,5 anos produção (e receita), a Daher está se estabelecendo como uma player-chave nos setores aeroespacial e logístico.

No ano, a Daher contratou 2.500 funcionários, incluindo 1.700 (68%) colaboradores na França. O investimento em treinamento cresceu 32%, atingindo 124.000 horas entregues.

Com 14.000 funcionários em sua folha de pagamento, o grupo passou por um rápido ciclo de recrutamento, tendo contratado 2.500 pessoas em 2024. Como muitos desses novos colegas são relativamente jovens e inexperientes, a empresa teve que investir tempo e recursos para fornecer treinamento extensivo.

Essa dinâmica é construída em um modelo equilibrado entre atividades industriais e de serviços, apoiado pela inovação e excelência operacional.

Uma transformação controlada
O ano de 2024 confirmou a transformação em andamento para atender aos objetivos do plano estratégico “Take Off 2027”.

As ações empreendidas para melhorar o desempenho operacional — principalmente garantindo habilidades-capacidades, reduzindo custos de não-qualidade e fortalecendo a cadeia de suprimentos — estão gerando resultados. Ao mesmo tempo, a Daher está se concentrando em seu negócio aeroespacial principal, desinvestindo atividades não-estratégicas.

O projeto “D#”, que visa fortalecer a organização em torno de suas quatro áreas de negócios — fabricação de aeronaves, indústria, serviços industriais e logística — está progredindo conforme o planejado, com finalização técnica esperada para o final de 2025. Essa evolução busca aumentar a agilidade e a excelência operacional diante dos desafios específicos do mercado. 

Avanços estratégicos
A Daher está estruturando sua transformação em torno de três grandes prioridades:
[1] Evolução da cultura de gestão: o modelo de liderança Daher, já implementado para 2.000 gerentes, fornece uma base comum de princípios de gestão para apoiar o desenvolvimento de habilidades-capacidades dos funcionários e fortalecer a dinâmica coletiva. Em janeiro de 2025, a certificação da Daher como “Top Employer France” (Empregador Francês Top) foi renovada pelo terceiro ano consecutivo.
[2] inovação para clientes e aceleração da descarbonização: os três centros de tecnologia do Grupo impulsionam a inovação em seus respectivos campos, em colaboração com clientes e parceiros inovadores (industriais, start-ups, acadêmicos):
Shap’in (indústria), para o design de estruturas aeroespaciais mais leves, de alto desempenho e recicláveis;
Log’in (serviços), para melhorar o desempenho e reduzir a pegada ambiental da logística industrial; e,
Fly’in, dedicado à aeronave descarbonizada do amanhã.
[3] Integração e desenvolvimento de aquisições: a Daher está consolidando a integração das aquisições estratégicas realizadas desde 2019, o que fortalece cada um de seus negócios. 

Investimentos
– Aeronave: aquisição da Kodiak em 2019
Graças aos investimentos direcionados em infraestrutura na planta industrial de Sandpoint, no Estado do Idaho (EUA) – com uma segunda linha de montagem final e uma cabine de pintura – , juntamente com a colaboração fortalecida com as equipes francesas, as entregas da Kodiak aumentaram 44%, e a nova versão Kodiak 900 é um sucesso comercial.

– Indústria: aquisição da KVE (Holanda) em 2019 e da Stuart (Flórida/EUA) em 2022
A KVE, uma empresa holandesa especializada em design, fabricação e montagem de peças compostas termoplásticas de alto desempenho, permite que o Grupo Daher aprimore sua expertise e capacidades neste setor-chave. A KVE continua seu crescimento em colaboração com a Shap’in e com as atividades industriais compostas da Daher.

A planta de aeroestruturas Stuart na Flórida implementou um plano de ação eficaz para abordar problemas de qualidade e alinhá-lo com os padrões da Daher e os regulamentos ITAR. 

– Serviços Industriais: aquisição da AAA em 2023
A AAA, que se tornou a divisão de Serviços Industriais da Daher em janeiro de 2024, está experimentando um impulso crescente com contratos renovados e novos mercados, e está posicionada como líder em serviços industriais aeroespacial e defesa na Europa.

– Logística e Transporte: aquisição da Transports Chabrillac em 2022
Ao adquirir a Transports Chabrillac – especialista em transporte de satélites e lançadores –, a Daher consolida sua posição como líder européia em soluções multimodais para os setores espacial, aeroespacial e defesa.

Desafios e prioridades para 2025
– Segurança: Prioridade nº 1
Em um contexto de rápido crescimento e recrutamento pós-Covid (2.500 funcionários em 2024), a Daher está se concentrando em integrar e aculturar seus novos contratados aos exigentes padrões de segurança do Grupo. Em 2025, a segurança será a prioridade coletiva da Daher, com um plano de treinamento fortalecido, a implementação do Sistema de Gestão de Segurança (SMS – Safety Management System) da Daher e uma nova ferramenta de reporte de acidentes para garantir a máxima eficiência.

– Descarbonização no centro da estratégia da Daher
“A descarbonização aeroespacial será a quarta revolução no setor e um desafio que devemos enfrentar coletivamente”, diz Didier Kayat, presidente e CEO da Daher. O Grupo está acelerando suas iniciativas para reduzir sua pegada de carbono, visando uma redução anual de 5% nas emissões de CO2 a partir de 2025. 

Com base em seu posicionamento único, de serviços de logística à fabricação de aeronaves, a Daher está comprometida em ser pioneira na descarbonização aeroespacial, com ações tangíveis já em três áreas principais:
[i] descarbonização de produtos e processos em todo o seu ciclo de vida: desenvolvimento de soluções sustentáveis, gerenciamento otimizado de energia dos meios de produção e reciclagem de materiais, com projetos como ODDICEA 2 e o demonstrador de aeronaves híbridas EcoPulse. Esta é uma das principais áreas de foco para os três centros de tecnologia do Grupo.
[ii] descarbonização de atividades e redução do consumo de recursos: uso de combistível de aviação sustentável (SAF) para operações aéreas, biocombustíveis para frotas de caminhões e implementação de uma estratégia 3R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar).
[iii] avaliação do impacto das mudanças climáticas em seus sites: um estudo externo conduzido pela AXA Climate para avaliar a vulnerabilidade de seus principais sítios e de certos sítios de fornecedores e clientes. 

Para os próximos anos, a Daher definiu prioridades estratégicas para cada um de seus negócios:
– aeronaves: acelerar serviços comerciais, aumentar as taxas de produção e desenvolver uma aeronave mais descarbonizada até 2027.
indústria: fortalecer a cadeia de suprimentos e continuar as negociações comerciais.
logística e serviços industriais: digitalizar operações e expandir atividades internacionais.

As negociações com os principais clientes aeroespaciais continuarão até junho, já que a Daher pretende estabelecer taxas de produção e preços realistas com fabricantes (OEM), incluindo a Airbus (aviões comerciais e helicópteros) e a Boeing. A Daher já fechou seus acordos com a Dassault Aviation e a Airbus Atlantic.

Diante da perspectiva de tarifas adotadas pelo governo do EUA impostas à União Européia, os esforços da Daher para expandir a capacidade em sua unidade de produção em Stuart, na Flórida, assumiram um novo senso de urgência. Mais obras de construção devem começar nas próximas semanas e, até o final de 2026, a Daher espera ter recrutado cerca de 100 trabalhadores de montagem final para a unidade para aumentar sua capacidade e para sua unidade de Tarbes, na França.

Kayat reconheceu que a turbulência política em andamento na França causou incerteza sobre questões como níveis de apoio governamental por meio da agência de pesquisa aeroespacial CORAC. Kayat disse que espera que um acordo orçamentário possa ser alcançado no parlamento do país esta semana, potencialmente abrindo caminho para desbloquear um congelamento no acordo atual para a indústria.

Kayat acrescentou: “Em um ambiente econômico e industrial exigente, estamos demonstrando nossa capacidade de nos adaptar e nos fortalecer. Nosso plano Take Off 2027 está progredindo com determinação e eficiência. Nossos investimentos em inovação, treinamento e transformação industrial estão dando frutos. Estamos totalmente comprometidos com a descarbonização da aviação e o sucesso de nossa transformação. Estamos consolidando nossos avanços para moldar o futuro da Daher e da aviação sustentável”. [EL]