Daher entrega 500° TBM da série 900, em 19.10.23


Recentemente, a Daher ultrapassou 500 entregas do monomotor turboélice da série TBM 900. A 500ª aeronave “900” – um TBM-960 – foi entregue a um cliente do EUA pouco antes da convenção NBAA-BACE 2023, da associação americana de executiva.

A marca foi detalhada durante a coletiva de imprensa de Daher na NBAA-BACE 2023, em Las Vegas, no Nevada (EUA).  Durante NBAA-BACE 2023, a Daher exibiu um TBM-960 do ano 2023.

“A mais recente conquista do programa TBM ressalta o sucesso da política de constante aprimoramento da Daher na manutenção da competitividade do nosso portfólio de aeronaves, com ênfase em ouvir o cliente e no compromisso de melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

A primeira dessas aeronaves, o TBM-700 foi inicialmente desenvolvido em conjunto pela Socata (anteriormente Morane-Saulnier) e Mooney e fez seu primeiro vôo em 14 de julho de 1988. O sucessor TBM 850 voou pela primeira vez em 2005, pouco antes de Daher atingir 70% de participação no que se tornou a EADS-Socata; posteriormente, a Daher adquiriu os 30% restantes da EADS.

A série 900, com o TBM-900, foi introduzida em 2014, após a produção de 662 aparelhos entre 324 aparelhos da série TBM 700 e 338 aparelhos da série TBM-850. A introdução da primeira aeronave da série 900 (com o modelo TBM-900) pela Daher, em 2014, incorporou melhorias aerodinâmicas como novas carenagens do motor, a adição de winglets nas asas e a integração da hélice Hartzell pentapá com lâminas cimitarra da hélice cimitarra de cinco pás da Hartzell, entre outras melhorias no modelo. A Família evoluiu através do TBM-930, em 2016, uma versão mais sofisticada com suíte aviônica de recurso touchscreen Garmin G3000 e a incorporação dos elementos iniciais da funcionalidade e-copilot, da TBM, que reduz carga de trabalho do piloto e proporciona melhor consciência situacional, e do TBM-910, em 2018, semelhante ao -900 com aviônica G1000 NXi, e do TBM-940, em 2019, um derivado do -930 com autothrottle e, a partir de 2020, o sistema de pouso automático de emergência Homesafe, baseado na plataforma Autoland, da Garmin.

O atual portfólio oferece aos modelos TBM-910 e TBM-960 (sucedendo o -930 e -940).

O atual produto top é o TBM-960, com motorização PT6E-66XT, com núcleo/cubo de peso leve Raptor, com controle eletrônico digital de motor-hélice de canal duplo – Engine and Propeller Electronic Control System (EPECS).

O EPECS otimiza o desempenho do motor desde a partida até o pouso, ao mesmo tempo que reduz a carga de trabalho de piloto ao integrar todas as funções e proteger a vida útil do motor. Também permite que a aeronave voe com configurações mais precisas: na configuração de cruzeiro recomendada pela Daher de 308 KT, o consumo de combustível é de apenas 57 galões/hora (ie, cerca de 216 litros/hora, ou 175 kg/hora ou 385 lb/hora) – uma economia de combustível de 10% para maior sustentabilidade quando comparado à configuração máxima de cruzeiro.

O TBM-960 também se beneficia de uma gama completa de funções e-copilot, um sistema da TBM: sistema de proteção contra congelamento, monitoramento do envelope de vôo através dos sistemas Eletrônicos de Estabilidade e Proteção (ESP – Electronic Stability and Protection) e de Baixa-velocidade (USP – Under-speed Protection), a função Modo de Descida de Emergência (EDM), bem como o revolucionário sistema de pouso automático de emergência HomeSafe.

Após seu lançamento em 2022, o TBM-960 tem vendido muito bem, segundo a Daher. As entregas chegaram ao final de setembro a 92 aviões e mais de 100 aeronaves estão encomendadas, o equivalente a mais de dois anos de produção. Com mais de 100 TBM-960 encomendados – excedendo dois anos de produção – a Daher vê um interesse sustentado na aeronave por parte de operadores profissionais e proprietários privados, especialmente com a introdução de recursos de segurança aprimorados, juntamente com maior eficiência e maior conforto de cabine, disse Chabbert. [EL]