Daher entrega o 100º avião TBM-960, para cliente e operador TPP norte-americano, em 18.12.23


No dia 13, a Daher anunciou a entrega no dia de seu 100º aparelho TBM-960, para o cliente o empresário californiano Kevin Kaseff, que está migrando da aviação de motor a pistão para motor turboélice, e tornando-se membro topo de linha do turboélice de alta performance da Família de aeronaves TBM.

Kevin Kaseff é presidente do Titan Real Estate Investment Group, Inc. – uma empresa privada de investimento imobiliário comercial.

Kaseff adquiriu seu TBM-960 através da Avex, com sede em Camarillo, na Califórnia, que é a distribuidora autorizada de TBM da Daher para o sudoeste do EUA. Kaseff se juntou à crescente comunidade de aviadores Daher TBM na América do Norte e no mundo.

“Minha base fica perto de Santa Maria, na costa central da Califórnia, que tem serviços aéreos comerciais muito limitados, portanto, ter um avião particular/privado é extremamente valioso à medida que continuo a desenvolver meu negócio”, explicou Kaseff. “Quando decidi passar de um avião com motor a pistão para um avião de alto desempenho, pesquisei no mercado e descobri que o TBM-960 era a melhor escolha para mim”, prosseguiu Kassef. “O TBM-960 oferece a eficiência que eu procurava em termos de velocidade, alcance e acesso ao aeroporto. E seu motor turboélice gera menos emissões de carbono do que um jato”, completou Kaseff.

“Estamos particularmente orgulhosos que o 100º TBM-960 tenha sido recebido por um recém-chegado à comunidade TBM”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “Isso confirma que o TBM-960 é o TBM por excelência – atendendo às expectativas de empreendedores como Kevin Kaseff, que exigem uma ferramenta de transporte individual segura e eficiente”, observou, e promoveu, Chabbert.

O TBM-960 é a mais recente evolução da linha de produtos de aeronaves turboélice monomotor pressurizadas da Daher. Lançado comercialmente em abril de 2022, é a quinta evolução da série TBM 900 e se beneficia do atual estado da arte de tecnologia turboélice e potência por controle digital do grupo motoporpulsor (da motorização PT6E-66XT com hélice Hartzell Propeller pentapá de lâminas de composite com cubo leve Raptor, com o conjunto controlado pelo EPECS – Engine and Propeller Electronic Control System – sistema de controle eletrônico de duplo canal digital).

O sistema EPECS otimiza o desempenho do motor desde a partida do motor até o pouso, ao mesmo tempo que reduz a carga de trabalho de piloto ao integrar todas as funções e proteger a vida útil do motor. Também permite que piloto voe com configurações mais precisas. Na configuração de cruzeiro recomendada pela Daher de 308 KT, o consumo de combustível do TBM-960 é de apenas 57 galões/hora [equivalente a 216 litros/hora, ou  175kg/hora-385 lb./hora], uma economia de combustível de 10% em comparação com a configuração de velocidade máxima de cruzeiro para maior sustentabilidade.

O TBM-960 mantém as funções do e-copilot, da TBM: sistema de proteção contra congelamento, sistema de monitoramento do envelope de vôo através dos subsistemas Eletrônicos de Estabilidade e Proteção (ESP – Electronic Stability and Protection) e de Sub-velocidade (USP – Under-speed Protection), a função Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode), bem como o sistema de pouso automático de emergência HomeSafe (baseado no sistema de pouso de emergência em vôo automático Auto Land desenvolvido pela Garmin). O TBM-960 é equipado com suíte aviônica Garmin G3000.

O uso de recurso digital pela Daher no TBM-960 se estende à cabine Prestige da aeronave, apresentando um sistema de controle ambiental totalmente novo produzido pela Enviro Systems Inc. Outras melhorias internas incluem iluminação ambiente de LED integrada em ambos os lados do painel do teto superior e eletronicamente – das janelas reguláveis – todas controladas por um visor PCD – Passenger Comfort Display. Outras melhorias em estilo e conforto da cabine são assentos ergonomicamente aprimorados, tomadas de alimentação USB-A e USB-C, além de porta-copos individuais e suportes para fones de ouvido para cada ocupante. [EL]