Daher entrega o 20º monomotor turboélice TBM-960 para cliente – um empresário da Flórida/EUA, em 31.08.22


Depois de receber a certificação Tipo da FAA no final de junho, a fabricante francesa Daher divulgou nesta terça dia 30 que entregou a cliente o 20º monomotor turboélice TBM-960. Este aparelho foi entregue ao empresário do sul da Flórida (EUA) Johnie Weems – que possuiu três variantes anteriores do TBM; Weem recebeu o seu novo TBM nas instalações da divisão de aeronaves da Daher em Tarbes, na França, e junto com a piloto de traslado da fabricante Margrit Waltz fez o vôo transatlântico para a Flórida.
Segundo Weems, a fórmula vencedora do TBM é a capacidade de operação com um único piloto (operação Single Pilot), ele dizendo que o complemento de tecnologia assistiva do TBM permite um nível mais elevado de conforto e segurança. Weems comentou: “A tecnologia avançada do TBM-960 reduz a carga de trabalho do single pilot, o que acaba levando a vôos mais seguros. Quero agradecer à equipe Daher por ter uma mentalidade inovadora e perseguir a busca de tornar uma aeronave já muito capaz ainda melhor”. Quanto à viagem de traslado, ele falou: “Esta foi realmente uma experiência incrível e uma revelação sobre as capacidades do TBM. Fiquei impressionado com a simplicidade do TBM-960 na travessia”.

Ao todo, 17 dos 20 aviões TBM-960 entregues até agora foram para clientes do EUA, com os três restantes para clientes europeus.

O vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher, Nicolas Chabbert, disse que a demanda é forte pelo avião (de US$ 4,57 milhões). “Estamos quase totalmente reservados para 2023, com uma porcentagem significativa desses pedidos vindo de clientes na América do Norte e na Europa”, observou Chabbert.

Até o presente momento, a Daher já entregou mais de 1.000 aviões da Família TBM, nas 12 variantes que foram lançadas, com 80% deste total para o mercado da América do Norte. [EL] – c/ fontes