Daher entrega o 300º Kodiak, em 03.12.21


Daher entregou o 300º monomotor turboélice Kodiak, atingindo o marco cerca de 11 anos após o lançamento da robusta aeronave multimissão.

A fabricante francesa Daher, que adquiriu o programa (americano) Kodiak em 2019, divulgou que a entrega reforça ainda mais seu compromisso com a aeronave permanecendo como parte de seus planos futuros para seu portfólio de monomotor turboélice, que inclui o modelo TBM 910/940.

Desde a aquisição da Kodiak, a Daher tem trabalhado para reforçar sua rede mundial de serviços e atualizar a aeronave à medida que o modelo se juntou à série TBM, da Daher (ex-Socata), em sua linha de produtos.

“Todos os dias, em todo o mundo, as aeronaves Kodiak cumprem a missão: entregar ajuda crucial em zonas de conflito a fornecer transporte aéreo confortável para viagens executivas e pessoais”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves de Daher e CEO da Kodiak Aircraft.

“Este marco de entrega ocorre em um momento em que o programa Kodiak está em ascensão após sua aquisição pela Daher em 2019”, disse Mark Brown, diretor de vendas e marketing da Kodiak e piloto-chefe de demonstração. “Estando na Kodiak por oito anos, as melhorias feitas desde 2019 em termos de melhorias de fabricação, eficiências de produção e integração de suporte ao produto são notáveis”, disse Brown.

A frota global Kodiac está em operação na América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa, África, América Latina e América do Sul, e registrou mais de 278.700 horas de vôo combinadamente.

Projetado inicialmente para transportar suprimentos e para missões em “campos” remotos, o Kodiak agora está em operação em uma variedade de aplicações, desde uso no transporte comercial e de aviação geral até operação de caráter humanitários, transporte de evacuação médica, serviços públicos, governamentais e missões especiais.

A Daher lançou a última atualização em março, o Kodiak 100 Series III, que incorpora mais recursos de segurança e cabine, conforto e melhorias operacionais, junto com uma cobertura de manutenção mais completa. As melhorias incluem a integração do radar meteorológico colorido com capacidade Doppler GWX 75, da Garmin, tamanhos maiores de pneus disponíveis e um peso de pouso aumentado para 7.255 lb.

A aeronave pode decolar de pistas despreparadas de 1.000 pés (305 m.), voar 1.132 MN e tem autonomia de até 10 horas. [EL] – c/ fontes