Daher entrega o 80° TBM-960, em 30.07.23


A Daher entregou a 80° avião monomotor turboélice TBM-960, atingindo assim um marco nos anais da oferta de turboélices top de linha da fabricante francesa, pouco mais de um ano após o lançamento do modelo em abril de 2022. O aparelho foi entregue a um proprietário do transporte privado.

A Daher exibiu sua aeronave de demonstração TBM-960 no seu estande durante a feira de aviação americana AirVenture 2023, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no Aeroporto Regional Wittman Regional (KOSH), em mais uma edição do evento tradicional da EAA (Aviação Experimental Americana).

O vice-presidente sênior da divisão de aeronaves Daher, Nicolas Chabbert, declarou: “Os proprietários e operadores elogiam a excelente experiência de vôo do TBM-960 e o maior conforto da cabine, bem como a maior eficiência e sustentabilidade. Ele aproveita ao máximo a tecnologia atual para fornecer controle digital para o motor e a hélice, estendendo-se até a cabine controlada digitalmente”.

O TBM-960 é a quinta evolução de Daher da série 900 da Família TBM, iniciada pela extinta empresa francesa SOCATA – Société de Construction d’Avions de Tourisme et d’Affaires. Em cinco iterações abrangendo o TBM-900, -910, -930, -940 e -960, a frota mundial da família TBM-900 já conta com 488 aeronaves.

O número de entregas da série 900 (488) supera o totais de entrega das duas gerações anteriores de aeronaves TBM, o TBM-700, com 324 entregas, e o TBM-850, com 338 entregas, perfazendo 662 entregas.

Até o momento, a Daher entregou um total de 1.155 aeronaves da família TBM em 12 modelos diferentes.

Apresentado em abril de 2022, em Lakeland (Flórida/EUA), durante a feira SUN ‘n Fun Aerospace Expo, o TBM-960 é equipado com nova evolução do motor turboélice Pratt & Whitney PT6E-66XT, de 895 SHP (1.844 ESHP), em qualquer regime de operação, dotado de hélice Hartzell pentapá Raptor. O conjunto motopropulsor é gerenciado por meio do do sistema de controle eletrônico EPECS – Engine and Propeller Electronic Control System, da Daher, uma arquitetura proprietária que compreende um sistema FADEC – Full Authority Digital Engine Control de canal duplo e um mecanismo eletrônico de controle da hélice. Em virtude do EPECS, o ciclo de partida do motor PT6E-66XT do TBM-960 – após a ativação de um único interruptor no cockpit – é totalmente automatizado. A alavanca de potência da aeronave torna-se um e-throttle, que mantém uma única posição, à frente (dianteira), durante o vôo. Da decolagem ao pouso, todas as mudanças de potência do TBM-960 são feitas por meio do EPECS. Totalmente integrada ao sistema de propulsão da aeronave, a hélice Hartzell Raptor foi projetada para reduzir o peso total e melhorar a distância de decolagem do TBM-960 e as velocidades de subida e cruzeiro. Operando a 1.925 RPM durante regime de potência máxima, o nível de ruído numa decolagem é de 76,4 decibéis (db).

O cockpit do TBM-960 é equipado com suíte aviônica integrada G3000, da Garmin, que possui monitoramento de envelope de vôo por meio dos sistemas ESP – Electronic Stability and Protection e USP – Under-Speed ​​Protection (proteção contra baixa velocidade), desenvolvidos pela Garmin. Os pilotos do TBM-960 ainda dispõe de um esquema avançado de proteção contra gelo, a função do modo de descida de emergência (EDM – Emergency Descent Mode) da aeronave e o sistema de pouso automático de emergência HomeSafe (baseado no sistema Autoland, da Garmin).

A cabine do TBM 960 apresenta um sistema de controle ambiental totalmente novo produzido pela Enviro Systems Inc. Aprimoramentos adicionais incluem assentos ergonomicamente aprimorados, plugues de alimentação USB-A e USB-C, porta-copos individuais, suportes para fones de ouvido em cada assento da cabine, iluminação ambiente de LED e janelas com escurecimento eletrônico; os dois últimos recursos são controlados por meio de um Passenger Comfort Display (PCD). [EL] – c/ fonte