Daher entrega primeiro Kodiak 100 com hélice pentapá Raptor, da Hartzell, na variante multimissão para Serviço Florestal da Carolina do Norte/EUA, em 23.07.23


No dia 17, a Daher postou notícia da entrega de um monomotor turboélice Kodiak 100 para a unidade de operação aéreo do Serviço Florestal do Estado da Carolina do Norte, no EUA, que tornou-se novo cliente do modelo assim como novo operador do modelo na variante multimissão. O aparelho é o primeiro da linha de produção a ser equipado com a hélice pentapá Raptor, com lâminas de composite, da Hartzell.

O avião será usado como uma “aeronave de carga”, transportando equipamentos e suprimentos para apoiar para operações aéreas de combate de incêndios florestais por aviões-tanque.
Este é o primeiro Kodiak 100 de nova produção da Daher a ser entregue equipado com hélice pentapá de lâminas de material composto da Hartzell Propeller, aprimorando o desempenho da aeronave e melhorando ainda mais sua sustentabilidade.

“Como o lema da Carolina do Norte é: Primeiro em vôo, é extremamente apropriado que o Serviço Florestal do Estado seja o operador inicial desta última atualização para o Kodiak 100”, afirmou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

Adaptada especificamente para uso no Kodiak 100, a nova hélice pentapá da Hartzell incorpora a tecnologia de cubo de hélice Raptor leve, da Hartzell. A hélice inteira pesa 13 lb. (5,9 kg) a menos do que hélice quadripá de alumínio, como item básico, do Kodiak 100 e reduz a rolagem de decolagem da aeronave em 6% na operação no peso bruto máximo. A hélice é “durável” (vida últil ilimitada), com um TBO (tempo entre revisão geral) de 4.000 horas, ou seis anos. Tem uma garantia líder do setor de seis anos ou até 4.000 horas.

As aeronaves Kodiak 100 Series III de nova produção estão agora disponíveis com a hélice composta de cinco pás como opção. O retrofit para todos os Kodiak 100 em serviço é oferecido por meio do programa Hartzell Top Prop.

“Damos as boas-vindas ao Kodiak 100 à Família de aeronaves equipadas com nossa hélice composta de cinco pás, juntando-se ao Kodiak 900 e ao TBM-960”, disse o presidente da Hartzell, JJ ​​Frigge. “Desde 1978, a Hartzell produz lâminas compostas de fibra de carbono estrutural que oferece resistência superior, resistência a danos e reparabilidade”, Frigge completou.

As principais características das pás da hélice Raptor incluem bordo de ataque tratado com níquel-cobalto, durável, uma tela/película contra lascamentos de níquel para proteção de FOD (dano por objetos estranhos), tinta de uretano para melhor proteção contra lascamentos e o uso de fibra de carbono de grau aeroespacial.

A nova hélice do Kodiak 100 é 6,6 dB mais silenciosa, girando a 2.000 RPM para torque máximo – 200 RPM a menos do que a hélice quadripá de alumínio. Essa menor rotação da hélice também reduz a vibração a bordo da aeronave e reduz o ruído do sobrevôo do Kodiak 100 abaixo do requisito rigoroso de 78 dB(A) da autoridade de aeronavegabilidade da EASA européia. Com diâmetro de 96 polegadas (243,84 cm), a hélice tem gabarito (separação) do piso de 16,4 pol. (41,66 cm), o que melhor viabiliza a operação do Kodiak 100 em pistas de piso não-preparado e também para operação na água (nos aparelhos na versão com flutuadores).

O Kodiak 100 da Daher é uma plataforma de trabalho multimissão, operado em todo o mundo em aplicações que vão desde combate de incêndios florestais, monitoramento de recursos nacionais e proteção da segurança pública até serviços humanitários e funções de ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento). Do total de mais de 320 aviões Kodiak 100 entregues até o momento, mais de 90 (28%) estão em serviço com operadores multimissão, registrando estimadas de 28.500 horas de vôo anualmente para esse segmento de frota.

“Com sua enorme capacidade de carga útil e de operação fora de aeroportos, design simples e robusto, o Kodiak 100 é ideal para uma ampla gama de aplicações”, disse Paul Carelli, diretor de operações de vôo e missões especiais da Kodiak. “Além da melhoria de desempenho com a hélice de cinco pás de composite da Hartzell, a aeronave é extremamente silenciosa. Isso é significativo para missões como silvicultura e aplicação da lei, e também é muito importante para voar recreativamente em ambientes remotos”, completou Carelli. [EL]