Daher espera o primeiro vôo do demonstrador de tecnologia híbrido-elétrico EcoPulse até o final do ano, em 28.05.22


Durante a agenda da feira de aviação executiva européia EBACE, a Daher divulgou que espera que o primeiro vôo de seu demonstrador de tecnologia híbrido-elétrico EcoPulse ocorra até o final do ano.

Desenvolvido em parceria com a Safran e a Airbus e apoiado pelo Conselho de pesquisa de aviação civil da França CORAC, a aeronave de teste é baseada na fuselagem da série do monomotor (turboélice) TBM-900 e equipada om seis motores elétricos de 50 kW montados nas asas (além do motor original Pratt & Whitney Canada PT6, do demonstrador). Seu objetivo é desenvolver os principais princípios arquitetônicos para futuros aviões híbridos.

Durante a programação da EBACE, o CEO da Daher, Didier Kayat, descreveu o banco de testes, que está em desenvolvimento nos últimos três anos, como parte do roteiro de produtos da empresa para o futuro. Kayat observou que ele a motorização elétrica já foi acionada na fábrica de Tarbes, na França, com um teste bem-sucedido de fuga térmica. “Queremos ver como gerenciar a alta tensão dentro de uma aeronave”, disse Kayat.

A Daher é responsável pelos testes de vôo e aeronavegabilidade, bem como pela análise geral dos resultados dos testes, enquanto a Safran fornece os motores elétricos e supervisiona a integração do sistema de propulsão híbrido distribuído. A Airbus está desenvolvendo o sistema de bateria principal de alta densidade de energia de 350 kg (772 lb.) e 350 kW, bem como a integração aerodinâmica e acústica do sistema de propulsão distribuído.

Kayat também observou que a estratégia de pesquisa e tecnologia da Daher agora inclui o estabelecimento de três novos centros de inovação, cada um dedicado a um dos principais negócios da empresa. O centro técnico de aeronaves em Tarbes, designado “Fly’in”, é dedicado ao avanço das operações de fabricação de aeronaves da empresa, enquanto o centro técnico de aeroestruturas em Nantes, denominado “Shap’in”, se concentrará na inovação em estruturas de material composto e na redução do tempo de espera (lead time) – tempo/ciclo de aprovisionamento, visando definir o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término, ou, na definição mais convencional na gestão de cadeia de fornecimento/suprimento, o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto ao mesmo) de tecnologia. O centro técnico “Log’in”, com sede em Toulouse, se concentrará nos negócios de logística da Daher.

De acordo com Kayat, os centros, lançados enquanto a indústria da aviação emerge dos desafios da pandemia, “refletem nossa ambição e compromisso em desenvolver soluções cada vez mais inovadoras e ambientalmente responsáveis ​​que possam ser introduzidas no roteiro de aeronaves da Daher”. [EL] – c/ fontes