Daher inicia entregas do TBM-960 no EUA, em 07.07.22
A Daher iniciou as entregas do TBM-960 para clientes do EUA na semana passada, após a aprovação da variante pela FAA em 24 de junho.
Os dois primeiros TBM-960 para clientes do EUA partiram, em 25 de junho, da sede da divisão de aeronaves da Daher em Tarbes, na França, e voaram para os distribuidores autorizados da TBM Elliott Jets, em Minneapolis, no Minnesota, no centro-oeste do EUA, e Avex, em Camarillo, na Califórnia, na costa oeste americana, para as entregas a seus proprietários.
A Daher entregou o primeiro TBM-960 no final de abril a um cliente alemão.
“Quero reconhecer o trabalho colaborativo da EASA e da FAA que resultou na certificação do TBM-960”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “Também quero expressar meus agradecimentos aos nossos clientes do EUA por sua paciência durante o processo de certificação. Tivemos uma resposta excepcional geral ao TBM-960 desde o seu lançamento, com mais de 60 pedidos registrados em todo o mundo para esta versão mais recente”, completou Chabbert.
De acordo com Chabbert, os vôos de traslado-entrega, de longa distância, da Europa para o EUA foram uma excelente oportunidade para destacar a precisão avançada dos sistemas digitais da aeronave, com benefícios em termos de segurança, eficiência, confiabilidade e conforto. Entre os sistemas estão o controle de motor-hélice integrado.
Os principais novos recursos do TBM-960 são o avançado motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT e a hélice pentapá composta Raptor, da Hartzell Propeller, este conjunto sendo controlado por um sistema de controle eletrônico (motor-hélice) de duplo canal digital, o EPECS (Engine and Propeller Electronic Control System).
Com o EPECS, a inicialização do PT6E-66XT é totalmente automatizada após a ativação de um único interruptor. A manete de potência do cockpit torna-se um acelerador eletrônico, usando uma única posição avançada da decolagem ao pouso – com o EPECS otimizando o desempenho do motor em todo o envelope de vôo, reduzindo a carga de trabalho do piloto, integrando todas as funções e protegendo a vida útil do motor.
A hélice Raptor está totalmente integrada ao sistema de propulsão. Com rotação de 1.925 RPM em regime de potência máxima, a hélice pentapá contribui para limitar o ruído e a vibração – seu nível sonoro durante a decolagem é de apenas 76,4 decibéis (db), atendendo aos mais rigorosos padrões internacionais de ruído.
Ao manter o desempenho das aeronaves da série TBM-900, o controle digital do TBM-960 permite que o piloto voe com configurações mais precisas. Na configuração de cruzeiro recomendada da Daher com velocidade de 308 KT, o consumo de combustível é de apenas 57 galões por hora (216 litros/hora, ou 175 kg/h, ou 386 lb/h), uma economia de combustível de 10% em comparação com a configuração de cruzeiro rápido (velocidade máx. de cruzeiro), para maior sustentabilidade.
O TBM-960 mantém os recursos de segurança que contribuíram para o sucesso comercial do TBM-940 (que foi substituído pelo -960). Notavelmente, a cabine de comando com a suíte aviônica integrada Garmin G3000 habilita as funções do e-copilot, do TBM: sistema de proteção contra congelamento, monitoramento do envelope de vôo por meio dos sistemas ESP (Electronic Stability and Protection, ou proteção e estabilidade eletrônica) e USP (Under-speed Protection, ou proteção contra baixa velocidade), a função Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode), bem como o revolucionário sistema de pouso automático de emergência HomeSafe.
O uso do poder digital da Daher para o TBM-960 se estende até a cabine de passageiros da aeronave, a Prestige, apresentando um sistema de controle ambiental totalmente novo produzido pela Enviro Systems Inc. de janelas-vidros reguláveis – todos controlados por um PCD – Passenger Comfort Display (visor de controle de conforto de passageiro). As melhorias no estilo e conforto da cabine também incluem novos assentos ergonomicamente aprimorados, plugues de alimentação USB-A e USB-C, além de porta-copos individuais e suportes para fone de ouvido para cada ocupante.
Enfatizando a importância do mercado do EUA, Chabbert disse que cerca de 80% dos mais de 1.080 aparelhos da Família monomotor turboélice TBM entregues até o momento foram para clientes norte-americanos, a maioria dos quais está no EUA.
Até o momento, a Daher já entregou mais de 1.080 TBM nas doze versões diferentes da aeronave, com aproximadamente 80% deles (864 aparelhos) adquiridos por clientes norte-americanos – a maioria deles sediados no EUA. A divisão de aeronaves da Daher coordena sua presença neste mercado por meio da sede norte-americana e instalação de suporte em Pompano Beach, na Flórida. [EL] – c/ fontes