Daher marcando presença na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, em 15.10.22
A fabricante francesa Daher Aircraft está marcando presença, com exibição estática de aeronaves, na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022.
Na feira serão expostos dois aparelhos dos monomotores turboélices TBM-960 (versão sucessora do TBM-940) e o Kodiak 900 (versão sucessora do Kodiak 100 Series). O TBM-960 debutou publicamente em abril passado, quando do seu lançamento, na feira Sun ‘n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida.
A Daher divulga que certificações Tipo (TC) pela FAA e pela EASA do TBM-960 estão “em mãos” e “dezenas”de aparelhos do modelo já foram entregues a clientes no EUA e na Europa. Enquanto isso, o Kodiak 900, já certificado pela FAA, deve começar a ser entregue em janeiro; a Daher espera a validação do Kodiak 900 pela EASA em breve.
Na feira, a Daher também divulga e promove suas iniciativas de sustentabilidade e inovação, isso incluindo a última aquisição, em julho, do negócio de aeroestruturas da Triumph, em Stuart, na Flórida, continuando sua expansão no EUA, bem como o lançamento do portal de comércio eletrônico de componentes de suas aeronaves Aviator Marketplace.
O mercado norte-americano é estratégico para a Daher. Segundo a fabricante, mais de 80% de cerca de 1.100 aparelho TBM entregues até o momento foram para a América do Norte, a maioria para clientes do EUA.
O TBM-960 representa a quinta evolução do “turboélice veloz” de seis lugares da Daher desde a introdução da série “-900” em 2014, substituindo o TBM-940 na linha de TBM da fabricante. O preço base do TBM-960 é de US$ 4,57 milhões; com a cabine Prestige é de US$ 4,8 mi. A linha TBM também oferece a versão TBM-910, mais básica, ora com baixa procura.
O “-960” é equipado com motor PT6E-66XT, da Pratt & Whitney Canada, com hélice pentapá de lâminas de material composto; o grupo moto-propulsor é gerenciado por um sistema de controle eletrônico0digital de dois canais – o “e-throttle”. A partida do motor é totalmente automatizada após a ativação de um único interruptor.
Apresentado em julho na feira de aviação EAA AirVenture, Oshkosh, no Wisconsin (EUA), o Kodiak 900 é alimentado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6-140A, de 900 SHP (150 SHP mais do a potência do PT6A-34 do Kodiak 100 Series III). A fuselagem, para 10 assentos, foi estendida 3,9 pés (1,19 m.) em relação ao seu antecessor modelo 100, proporcionando um interior mais espaçoso. O avião também recebeu refinamentos aerodinâmicos. Kodiac 900 é vocacionado para atender como avião-utilitário. Com capacidade de razão de subida de 1.724 pés/min, em testes para operações de lançamento de paraquedista aeronave realizou ciclos de 11 minutos a 12.000 pés; para operações de missões especiais, pode voar em regime econômico, a 85 KT, por mais de nove horas, ou acelerar até 210 KT quando a brevidade do vôo em tempo importar.
Comprometida com a meta da indústria da aviação de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, a Daher está destacando na NBAA-BACE alguns de seus esforços neste sentido, incluindo seu demonstrador de propulsão híbrida EcoPulse, destinado a desenvolver os principais princípios arquitetônicos para futuros aviões híbridos.
Criada em parceria com a Airbus e a Safran, a plataforma EcoPulse é uma aeronave TBM série 900 adaptada e equipada com seis pequenas hélices montadas nas asas, cada uma acionada por um motor elétrico de 50 kW, reforçando a unidade de força do motor P&W PT6 no ‘nariz’.
O uso da motorização elétrica em cruzeiros eliminará as emissões de gases de efeito estufa durante a viagem. O motor turboélice se destinará utilizado para operações de alta potência, quando também carregará as baterias dos motores elétricos. As avaliações de vôo na divisão de aeronaves Daher em Tarbes, na França, devem estar em andamento até o final do ano.
Também em seu país de origem, a Daher abriu três centros tecnológicos (Techcenters) de inovação dedicados aos seus três negócios principais: fabricação de aeronaves, estruturas aeroespaciais e logística.
O Aircraft Techcenter se concentra no desenvolvimento da produção de aeronaves, o Aerostructures Techcenter está desenvolvendo componentes estruturais compostos e o objetivo do site de logística Corlog não é menos do que transformar o setor de logística industrial.
No EUA, a Daher adquiriu a Triumph, fabricante de aeroestruturas metálicas e compostas, com sede na Flórida, cujas vendas devem dobrar as receitas da fabricante no EUA para cerca de US$ 1 bilhão anualmente, igualando as operações européias da Daher. A fábrica da Triumph produz estruturas para aeronaves do transporte comercial e executivo, incluindo Boeing 767 e 777 e Gulfstream G650.
Outras unidades da Daher na América do Norte incluem uma unidade de fabricação de peças compostas em Nogales, no México, uma operação de serviço ao cliente em Pompano Beach, na Flórida, uma instalação de suporte logístico da Airbus em Mobile, no Alabama, e mais a fábrica da Kodiak em Sandpoint, no Idaho.
Na internet, a Daher lançou o Aviator Marketplace, um portal de comércio eletrônico para peças, serviços e mercadorias para aeronaves Daher em produção e antigas. O estoque já está disponível para a família TBM, enquanto as peças Kodiak são esperadas em breve. [EL] – c/ fontes