Daher promovendo o TBM-960 na EBACE 2022, em 23.05.22
Após recente entrega a cliente de avião da sua mais nova “evolução” da Família do monomotor turboélice TBM, lançada em abril durante a feira de aviação Sun ‘n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida (EUA), a fabricante francesa Daher chegou à feira aeronáutica de aviação executiva européia EBACE 2022 com a motivação para divulgar esta nova versão – TBM-960.
A certificação da EASA do TBM-960 já foi obtida, enquanto a aprovação da versão pela FAA está pendente, divulgou a Daher.
O primeiro TBM-960 da linha de produção foi entregue a um empresário alemão, para transporte corporativo, durante a programação da recente feira Aero Friedrichshafen, na Alemanha; a vendo do avião foi processada pela Rheinland Air Service, distribuidora da Daher.
Substituindo o TBM-940 na linha da empresa, a aeronave de aproximadamente US$ 4,57 milhões ostenta um motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT mais eficiente com uma hélice composta pentapá e acelerador (autothrottle) digital – o e-throttle. Um ‘pacote’ opcional de cabine Prestige aumenta o preço para cerca de US$ 4,8 milhões e adiciona um novo sistema de controle ambiental (ECS), iluminação ambiente de LED e janelas reguláveis eletronicamente. Esta cabine premium também inclui uma tela de conforto do passageiro para controle do ECS, luzes LED, janelas reguláveis e outros aprimoramentos, como novos assentos ergonomicamente aprimorados, plugues de alimentação USB-A e USB-C, porta-copos e suportes para fone de ouvido em cada um dos seis lugares do avião.
Com a nova versão, a Família TBM da Daher passa a ser oferecida nas versões a TBM-910 e -960.
“O TBM-960 é o TBM por excelência, representando a quinta evolução da nossa família de veloz aeronave turboélice desde a introdução da série TBM-900 em 2014”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “É preciso tirar o máximo proveito da tecnologia turboélice de hoje para fornecer controle digital do motor e da hélice”, pontuou Chabbert.
De acordo com Daher, a inicialização do motor PWC PT6E-66XT é totalmente automatizada após a ativação de um único switch. Além disso, a manete de potência do e-throttle usa uma única posição para frente da decolagem ao pouso, com o sistema de controle de motor e hélice eletrônico de duplo canal otimizando o desempenho do motor em todo o envelope de vôo, reduzindo a carga de trabalho de piloto e aumentando a vida útil do motor.
Totalmente integrada ao sistema de propulsão, a hélice pentapá Hartzell Raptor foi projetada especificamente para reduzir o peso total e melhorar a distância de decolagem, subida e velocidade de cruzeiro do TBM-960, além de limitar o ruído e a vibração. Seu nível de ruído na decolagem é de 76,4 decibéis (db), atendendo aos rigorosos padrões internacionais de ruído.
O desempenho do TBM-960 é aproximadamente o mesmo do TBM-940, incluindo uma velocidade máxima de 330 KT no FL280 e alcance máximo de 1.730 MN voando a 252 KT. O TBM-960 tem um aumento de 221 lb/100 kg (3%) no MTOW, para 7.615 lb (3.4657 kg) para ajudar a compensar o interior Prestige – 140 lb/64 kg mais pesado.
Conforme prospecto técnico, o TBM-960 tem capacidade de seis assentos, com MTOW de 7.615 lb (3.454 kg), carga-paga máxima de 1.446 lb (656 kg) ou carga-paga com abastecimento completo (292 galões/1.106 litros, o equivalente a 1.978 lb/898 kg) de 888 lb (403 kg). O avião é equipado com motorização PWC PT6E-66XT (de 850 SHP, e 1.844 SHP termodinâmico). O avião tem capacidade de vôo com velocidade máxima de 330 KTAS no FL280, ou de 252 KTAS em cruzeiro máximo em regime de longo alcance. Em termos de alcance, o avião voa distância de 1.730 MN (alcance estendido) voando em cruzeiro a 252 KTAS, ou 1.585 MN voando cruzeiro à 308 KTAS (velocidade de cruzeiro recomendada) ou 1.440 MN voando à velocidade de 326 KTAS (velocidade de cruzeiro máxima). O teto certificado é de 31.000 pés. A suíte aviônica é Garmin G3000 com tecnologia touchscreen.
Na cabine de comando, o TBM-960 mantém (do -940) a suíte de aviônicos Garmin G3000, com sistemas ESP (Electronic Stability and Protection – estabilidade e proteção eletrônica de vôo), USP (Under Speed Protection – proteção contra baixa velocidade) e modo de descida de emergência (com o EDM – Emergency Descent Monitor), e mais as funções de pouso de emergência em vôo automático HomeSafe, com a adição do radar meteorológico Garmin GWX 8000 Doppler com capacidade preditiva de descarga elétrica e granizo e detecção de turbulência. O avião tem sistema de detecção de gelo automatizado. É também a primeira aplicação do transmissor de dados Garmin GDL 60, que permite uploads automáticos de banco de dados e links com dispositivos móveis.
Um quinto esquema de pintura TBM – Sirocco, “baseado na criatividade do designer francês Alexandre Echasseriau”, de acordo com a Daher – também foi adicionado ao TBM-960.
Segundo a Daher, o TBM-960 foi bem recebido pelos clientes, e a produção da linha TBM está esgotada até setembro de 2023, revelou Chabbert. “Estamos tendo um sucesso incrível, mas estamos lutando para obter peças para nossa cadeia de suprimentos. É um grande desafio”, Chabbert ponderou.
Chabbert prevê que a Daher entregará 60 aviões TBM-960 neste ano, mas acrescentou que, se a cadeia de suprimentos não for restringida, poderá produzir até 75 aviões.
Embora apenas dois TBM-910 tenham sido produzidos e entregues no ano passado, a Daher não está desistindo da variante, pois a mesma continua atraente para as operadoras que a preferem para operações comerciais. “Este ano não faremos nenhum 910”, disse Chabbert, para completar: “Toda a produção será do -960. Mas estamos trabalhando para ver se há uma evolução [possível] para o -910”.
O TBM-910 tem capacidade de seis assentos, com MTOW de 7.394 lb (3.354 kg), carga-paga máxima de 1.403 lb (636 kg) ou carga-paga com abastecimento completo (292 galões/1.106 litros, o equivalente a 1.978 lb/898 kg) de 891 lb (404 kg). O avião é equipado com motorização PWC PT6E-66D (de 850 SHP, e 1.825 SHP termodinâmico). O avião tem capacidade de vôo com velocidade máxima de 330 KTAS no FL280, ou de 252 KTAS em cruzeiro máximo em regime de longo alcance. Em termos de alcance, o avião voa distância de 1.730 MN (alcance estendido) voando em cruzeiro a 252 KTAS, ou 1.585 MN voando cruzeiro à 308 KTAS (velocidade de cruzeiro recomendada) ou 1.440 MN voando à velocidade de 326 KTAS (velocidade de cruzeiro máxima). O teto certificado é de 31.000 pés. A suíte aviônica é Garmin G1000NXi. [EL] – c/ fontes
Daher:
TBM-960 – https://www.tbm.aero/page/tbm960
TBM-910 – https://www.tbm.aero/page/tbm910