Daher segue campanha de testes de avião híbrido-elétrico, com o demonstrador TBM-940 EcoPulse, dentro do cronograma prevendo entrada em serviço em 2027, em 14.04.24
No dia 09, Chad Trautvetter, editor de notícias da AIN, no site da mídia postou que a fabricante Daher iniciará a fase de projeto conceitual ainda neste ano do seu modelo híbrido-elétrico TBM, de acordo com revelação do vice-presidente sênior da divisão de aviação, Nicolas Chabbert, no mesmo dia, na abertura da feira de aviação Sun’n Fun Aerospace Expo 2024, em Lakeland, na Flórida (EUA).
O produto final será influenciado pelo demonstrador de tecnologia EcoPulse baseado no TBM-940 que foi desenvolvido e agora está sendo testado em parceria com a Safran e a Airbus.
Chabbert anunciou o modelo híbrido-elétrico no ano passado na Sun‘n Fun, prometendo entrada em serviço em 2027.
Embora pretenda manter esse cronograma, Chabbert disse para a AIN que “não é um caminho fácil de certificação para aeronaves híbridas-elétricas. Na Daher temos a vantagem de saber certificar produtos. Mas, por exemplo, a certificação de sistemas elétricos de alta tensão ainda é um caminho desconhecido. Apesar disso, começaremos a delinear as especificações das aeronaves ainda neste ano”.
Até o momento, o EcoPulse realizou 14 “vôos elétricos” usando suas seis unidades de energia elétrica de 50 kW, seis conjuntos de propulsores elétricos instalados ao longo da asa e o turbogerador – desde 10 de novembro, registrando 10 horas, enquanto a bateria de alta tensão registrou seis horas. A Daher também realizou “vôos de identificação” que fornecem dados para estabelecer comparações com modelos de computador da Airbus.
A campanha de testes a seguir envolvera os testes de vôo com avaliação de ruído, seguidos pela abertura total do envelope de vôo e pelas configurações da aeronave que marcarão a conclusão da Fase 3. Os testes subsequentes da Fase 4 se concentrarão no sistema híbrido-elétrico. [EL] – c/ fonte