Daher voa TBM e Kodiak com mistura de 50% de SAF para a Paris Air Show, em 28.06.23


Para promover o uso de combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF), a Daher – conglomerado industrial francês com foco nos setores industrial aeroespacial, de defesa, nuclear e automotivo – anunciou, no dia 23, que os monomotores turboélices TBM-960 e o Kodiak-100, que foram exibidos na feira aeronáutica Paris Air Show/Le Bourget 2023, foram abastecidos com mistura de SAF e JET-A1 (QAv).

Os dois aviões (de motorização Pratt & Whitney PT6) da exibição estática da Paris Air-Show 2023 da Daher foram abastecidas com uma proporção de 1:1 (ou, 50%:50%) do SAF da TotalEnergies e de JET-A1 (QAv).

Os dois aviões – arrendados de clientes da Daher – se beneficiaram da disponibilidade de combustível de aviação misturado com SAF no Aeroporto Le Bourget (LLBG), que sedia a Paris Air Show nas edições da feira aeronáutica européia em ano ímpar, desde 1953, alternando-se com a feira Farnborough Air Show, nos arredores de Londres, na Inglaterra.

O SAF no Aeroporto Le Bourget (LLBG) é fornecido pela TotalEnergies, empresa francesa multinacional integrada de energia e petróleo, e é sintetizado a partir de lixo/sobra e matéria-prima orgânica e resíduos provenientes da “economia circular” [modelo de produção e consumo envolvendo compartilhamento, aluguel, reutilização, reparo, reforma e reciclagem materiais e produtos existentes o maior tempo possível].

A TotalEnergies afirma que o SAF produzido em suas instalações de La Mède e Oudalle, na França, reduz as emissões de CO2 em até 90% (em comparação com o combustível aeronáutico fóssil – QAv) ao longo do ciclo de vida de um motor aeronáutico.

As operações de vôo da Daher – que incluem vôos de produção, teste, treinamento, pós-manutenção e atividades de entrega/traslado do Aeroporto Tarbes-Lourdes-Pyrenees (LLDE) do sul da França – usam combustível JET-A misturado com o MY Sustainable Aviation Fuel, da norueguesa Neste, em proporções tão altas como 1:1 (ou, 50%:50%).

O vice-presidente sênior da Daher Aircraft Division, Nicolas Chabbert, afirmou que fabricante francesa – apesar da baixa disponibilidade de SAF – está totalmente comprometida com o uso deste combustível. Chabbert opinou que o objetivo final do setor de energia deve ser garantir que o SAF esteja disponível em todos os aeroportos globais. Chabbert afirmou: “O exemplo que demos para usar o SAF quando estiver disponível já é inspirador, apesar dos preços altos e das diferenças de impostos. A FlyingSmart, nosso distribuidor TBM no Reino Unido e na Irlanda, está usando o SAF em sua base no aeroporto de Biggin Hill. A Avex, distribuidora da TBM no sudoeste do EUA, está vendendo o SAF em sua operação de logística aeroportuária [FBO] em Camarillo, na Califórnia. E esperamos que outros sigam. A descarbonização da aviação está definitivamente em movimento”. [EL] – c/ fontes