Dassault anuncia sistema de filtragem de ar de cabine HEPA na linha Falcon 2000, em 16.03.22
O novo sistema de filtragem de ar de cabine com absorção de partículas de alta eficiência (HEPA – High-Efficiency Particulate Absorbing) da Dassault Aviation foi aprovado para a série do jato executivo Falcon 2000EX (incluindo as variantes EX, EASy, DX, LX, LXS e S). A fabricante francesa divulgou que o novo sistema fornecerá maior proteção contra patógenos transportados pelo ar, incluindo vírus como o SARS Covid-19.
A filtragem HEPA pode capturar vírus e bactérias menores que 0,3 mícron e é padrão em aplicações que exigem controle de contaminação rigoroso, como unidades de isolamento hospitalar e indústria farmacêutica. A EASA e outros reguladores observaram que a filtragem HEPA pode fornecer proteção contra muitas partículas, incluindo aquelas do tamanho do vírus Covid e sugeriram que os operadores instalem esses sistemas para recirculação do ar da cabine.
A Dassault observou que o sistema HEPA já é uma opção instalada de fábrica ou um retrofit por meio de sua rede de centros de serviço próprios nos seus modelos de cabine larga Falcon 7X e 8X, e será um item opcional no modelo supermédio Falcon 6X, que deverá entrar em serviço pelo final do ano.
“Embora o atual aumento da [variante] Omicron pareça estar diminuindo, a Dassault está empenhada em oferecer atualizações que garantam a mais alta qualidade de circulação de ar nas cabines das aeronaves Falcon”, explicou Jean Kayanakis, vice-presidente sênior mundial do cliente Falcon e da rede de serviços e centros de serviços. [EL] – c/ fontes