Dassault Aviation destaca as últimas aeronaves Falcon – 8X e 6X – e serviços de suporte regional na MEBAA 2024, e já trabalha este mercado para o “10X”, em 11.12.24
Em nota no dia 10, Dassault Aviation anunciou a sua participação na feira de aviação executiva do Oriente Médio e Norte da África – MEBAA – Middle East & North Africa Business Aviation Association, que acontece em Dubai entre os dias 10 e 12.
A fabricante francesa divulgou que exibirá na feira os jatos-demonstradores dos modelos cabine larga ultralongo alcance Falcon 8X e cabine ultramédio (médio extralargo) Falcon 6X, a sua nova aeronave no mercado.
O bimotor Falcon 6X recebeu a certificação FAA e EASA no final de 2023 e foi recentemente certificado na Índia e no Canadá. O jato-demonstrador que estará em exposição viajou pelo mundo desde que a sua aprovação inicial foi concluída, visitando 194 destinos em 49 países e acumulando quase 1.000 horas voadas. O “6X” teve um desempenho de alta confiabilidade, permitindo um cronograma de demonstração agressivo, e recebeu elogios dos clientes por seu passeio confortável e suave, interior brilhante e silencioso e produtividade excepcional. Exemplares do “6X”, de clientes, agora estão operando no EUA, Europa e Oriente Médio.
A altura da cabine de seis pés e seis polegadas (1,98 m.) e a largura de oito pés e seis polegadas (2,59 m.), com volume de cabine é 52,2 m³, excedem a seção transversal de qualquer jato executivo produzido para esse fim, e seu interior ganhou prêmios de design notáveis. A dimensão externa – comprimento – do jato é de 84 pés e 4 polegadas (25,705 m.).
O “6X” pode transportar até 16 passageiros com um nível de conforto sem precedentes e voar distâncias de até 5.500 MN (com oito passageiros, com reserva pela regra NBAA IFR), com autonomia suficiente para conectar Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Tóquio (Japão) ou a Cidade do Cabo (África do Sul) sem escalas.
O trimotor “8X” voa 6.450 MN (com 8 passageiros, com reserva pela regra NBAA IFR), sem escalas, permitindo vôos de Nova York (EUA) a Dubai ou de Dubai a Melbourne (Austrália), sem escalas. O “8X” também acomoda até 16 pessoas e, como o “6X”, oferece eficiência excepcional e capacidade de pista curta e uma cabine ultra silenciosa.
Ambas as aeronaves apresentam controles de vôo digitais avançados (fly-by-wire), derivados dos jatos de combate da linha de frente da Dassault, e a mais recente tecnologia de cabine de comando da fabricante, incluindo a plataforma de vôo EASy IV de nova geração e o sistema FalconEye Combined Vision. O FalconEye oferece aos pilotos uma visão clara do terreno na escuridão total ou baixa visibilidade.
Os jatos executivos da Dassault sempre foram populares no Oriente Médio, mas os modelos mais recentes com cabines ainda mais largas estão gerando mais interesse entre potenciais compradores, de acordo com Carlos Brana, vice-presidente executivo de aeronaves civis da fabricante francesa.
Um “6X” já foi entregue a um cliente do Oriente Médio e mais jatos Falcon estão a caminho. “É um mercado importante para nós, com geralmente entre 10% a 15% das vendas lá, dependendo do ano. Eles representam uma boa parte da nossa clientela”, disse Carlos Brana, vice-presidente da divisão de aeronaves civis da Dassault Aviation, para mídia AIN, e artigo postado no dia 10 por Matt Thurber, editor em chefia da mídia, na cobertura da MBEAA 2024.
Embora o alcance do “6X” de até 5.500 MN seja cerca de 1.000 MN menor que o do “8X”, a seção transversal da cabine maior e mais ampla do “6X” é atraente, ao mesmo tempo em que permite vôos do Oriente Médio para a Europa com facilidade. O “6X” tem cabine com altura de 1,98 m. e largura de 2,59 m., com volume de cabine é 52,2 m³, enquanto o “8X” tem altura de 1,88 m. e largura de 2,34 m., com volume de cabine é 47,6 m³. “Para pessoas que querem ir muito confortavelmente e longe, o 8X é a solução certa”, observa Brana, destacando que o “8X” pode voar 6.450 MN enquanto opera em pistas relativamente curtas.
Um dos recursos mais recentes nos jatos Falcon é a plataforma aviônica EASy IV, baseada na suíte Honeywell Primus Epic, que será apresentada no próximo Falcon 10X e que agora é padrão no “8X”. A plataforma EASy IV também está disponível como um retrofit para jatos “8X” e “7X” em serviço, divulga Thurber.
Um atributo-chave dos novos aviônicos é o desempenho aprimorado das comunicações de datalink controlador-piloto com acesso aprimorado à rede européia ATN B1 e ao serviço de datalink em rota do EUA. A Honeywell também adicionou mapas móveis de aeroporto (AMM – airport moving map) 2D e 3D. O AMM 2D pode ser visualizado na tela de informação multifuncional e o AMM 3D na tela de informação primária e representam pontos críticos (hot points), barras de espera de pista e sinalização de pista de táxi.
Adicionalmente, a nova exibição de informações de tráfego na cabine de comando oferece aos pilotos uma visão clara do tráfego aéreo e em solo a partir de dados ADS-B, juntamente com seus indicativos de chamada (call sign), ou designativos de identificação, direção, vetor de velocidade e categoria de turbulência de esteira. Os dados de desempenho de pouso são aprimorados e levam em consideração reportes desde condições de pista, uso de reversores de empuxo e fatores de segurança. Outro recurso adicionado é o sistema de alerta e conscientização de ultrapassagem (excursão) de pista da Honeywell – ROAAS – runway overrun awareness and alerting system, que avisa os pilotos sobre condições que podem causar uma excursão de pista.
Quando atualizado com a suíte EASy IV, o “7X” ganha alguns recursos que estavam disponíveis anteriormente no “8X”, como um sistema de gerenciamento de vôo de última geração, autothrottle com capacidade de um motor desligado, capacidade de aproximação RNP-AR e radar meteorológico digital RDR 7000, da Honeywell.
Para passageiros e pilotos, a Dassault está desenvolvendo um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para instalação do sistema de comunicação via satélite Starlink, da SpaceX, no Falcon 8X. “Isso acontecerá no início do ano que vem”, informou Brana, para completar: “Estamos estudando outros STC [nos outros modelos] para ver como podemos implementá-los”.
O próximo jato na linha Dassault , o Falcon 10X terá cabine ainda maior que a do “6X”, com 2,03 m. de altura e 2,77 m. de largura e com um volume de 78,7 m³; o jato terá comprimento de 33,40 m. Com um alcance de 7.500 MN com reserva pela regra NBAA IFR (com POB 12, de oito passageiros e quatro tripulantes), o futuro jato-chefe da Dassault deve entrar em serviço em 2027.
“O 10X será uma ótima solução para nossos clientes”, projeta Brana. “Achamos que temos um bom potencial [aqui no Oriente Médio] e estamos conversando muito com clientes em potencial. O fato de termos chegado ao MEBAA é muito importante”, emendou Brana.
Na sua nota, ainda por efeito da MBEAA, a Dassault divulgou que inaugurou um dos seus maiores e mais modernos centros de serviços de fábrica no Aeroporto Internacional Dubai World Central-Al Maktoum. A instalação de 163.000 pés² (15.140 m²), parte da rede ExecuJet MRO Services, de propriedade integral da Dassault, fornecerá oportunidades de serviços Falcon expandidas em todo o Oriente Médio e poderá acomodar os maiores jatos executivos da fabricante incluindo o novo cabine ultralarga e ultralongo alcance, bimotor, Falcon 10X, atualmente em desenvolvimento. Nos últimos cinco anos, a Dassault dobrou o tamanho de sua rede global de serviços como parte de uma estratégia que visa tornar o suporte disponível o mais próximo possível dos clientes em todos os cantos do mundo. A ExecuJet MRO em Dubai é um dos 40 centros de serviços de fábrica em todo o mundo. A rede também inclui mais 20 centros de serviços autorizados e 15 centros de distribuição de peças de reposição. [EL]