Dassault Aviation inaugura nova instalação de produção em Cergy, a noroeste de Paris, em 23.09.25


Em nota no dia 23, a Dassault Aviation divulgou a inauguração oficialmente nesse dia de uma nova instalação de produção em Cergy, a noroeste de Paris.

A cerimônia de abertura, presidida pelo presidente e CEO Éric Trappier, juntamente com os funcionários da fábrica, contou com a presença de Philippe Court, prefeito de Val d’Oise, e de diversas autoridades eleitas, incluindo Valérie Pécresse, presidente do Conselho Regional de Paris, Marie-Christine Cavecchi, presidente do Conselho Departamental de Val d’Oise, e Jean-Paul Jeandon, prefeito de Cergy e presidente da Comunidade Urbana. Autoridades militares e representantes do ecossistema industrial regional também estiveram presentes.

Éric Trappier declarou: “Esta é a primeira nova unidade de produção da Dassault Aviation desde a década de 1970. Ela envia um sinal positivo ao setor aeroespacial e à indústria como um todo. A França possui uma expertise única que devemos preservar e desenvolver em nosso território nacional. Trata-se de uma questão de soberania, particularmente vital no contexto atual. É também um imperativo econômico e social para enfrentar o desafio de reindustrializar nosso país e criar empregos”.

Em operação desde o verão de 2024, a unidade de Cergy, de última geração, assumiu as operações anteriormente realizadas na agora obsoleta fábrica em Argenteuil:
– montagem dos painéis de revestimento e pequenas peças dos jatos executivos Falcon e do caça Rafale;
– montagem das fuselagens dianteiras dos jatos executivos Falcon e do caça Rafale;
– montagem da fuselagem do caça Rafale: instalação de circuitos (elétricos, de combustível, hidráulicos, de ar/pneumáticos) e de determinados equipamentos (computadores, atuadores, trem de pouso, etc), e,
– produção de mangueiras metálicas.

Um projeto lançado em 2019, com obra iniciada em 2021 e concluída em julho de 2024, a unidade de Cergy assumiu as operações da fábrica de Argenteuil, exceto a produção de pequenas peças primárias, transferida para a unidade de Seclin. A transferência de equipes e maquinário de Argenteuil se processou entre julho de 2024 e janeiro de 2025.

A nova unidade abriga mais de 600 engenheiros, técnicos, encarregados e trabalhadores qualificados, a maioria transferidos da antiga fábrica em Argenteuil.

A nova instalação de produção de Cergy tem, entre as principais características gerais:
– área total de 110.760 m²;
– área de produção de 39.700 m² (35,8% da área total);
– sistema de ventilação inovador para pavilhões e escritórios;
– Iluminação “inteligente”;
– cobertura totalmente equipada com painéis solares; e,
– área verde integrada à fábrica. [EL]