Dassault coloca na Dubai Airshow dois jatos Falcon – 6X e 8X, em 17.11.25
Em post no dia 15 na plataforma online da AIN, o editor-com cargo Matt Thurber repercutiu que a Dassault alocará dois de seus jatos executivos de última geração na feira de aviação Dubai Airshow 2025: o “6X”, com a maior seção transversal de cabine de qualquer jato executivo produzido especificamente para esse fim, 6,5 pés (1,981 m.) de altura e 8,5 pés (2,591 m.) de largura, com um volume de 1.843 pés³ (51,797 m³), e o trimotor “8X”, o Falcon de maior alcance até a entrada em serviço do futuro “10X”.
A feira de aviação Dubai Airshow 2025, no Emirados Árabes Unidos, acontece entre os dias 17 e 21 (de nov.).
Seu último jato lançado, o Falcon 6X, aproveitando sua capacidade de projeto e fabricação de sistemas de controle de vôo, a Dassault incorporou a funcionalidade de flaperons, permitindo o controle de sustentação sobre arrasto (lift-over-drag) do jato por meio do sistema fly-by-wire, o que melhora a visibilidade, o controle e o conforto em aproximações íngremes (com rampa acentuada). Embora seja uma aeronave grande (comprimento de 25,705 m., envergadura de 25,933 m., MTOW de 77.500 lb./35.185 kg), o “6X” mantém as características de pilotagem já consagradas da linha Falcon, tão apreciadas pelos pilotos.
Sistemas duplos de head-up display (HUD) FalconEye agora estão disponíveis tanto no “6X” quanto no “8X” e contam com o sistema de visão combinada da Dassault, que exibe imagens sintéticas e de visão aprimorada simultaneamente no HUD. Isso ajuda os pilotos a visualizar o o terreno e ambiente externo e as características do aeroporto em condições meteorológicas adversas com visão multiespectral aprimorada, enquanto o terreno e outros obstáculos ao redor e atrás do aeroporto são exibidos com visão sintética. Com o FalconEye, os pilotos podem descer até 100 pés antes de alternar para a visão natural para obter referências sobre o ambiente do aeroporto e concluir o pouso.
O mais recente pacote de aviônicos Honeywell EASy IV, presente nos modelos “6X” e “8X”, inclui cartas-mapas móveis de aeroportos em 2D e 3D para aprimorar a consciência situacional dos pilotos em solo, principalmente em aeroportos complexos.
Desde que o “6X” entrou em serviço há quase dois anos, mais de 20 unidades foram entregues, acumulando mais de 5.000 horas de vôo e 2.500 vôos.
O alcance máximo do “6X” é de 5.500 MN, e alguns vôos tiveram duração superior a 12 horas. O “6X” é equipado com dois turbofans Pratt & Whitney PW-812D (de 13.500 lbf. de empuxo).
Outras aprovações recentes para o “6X” incluem a certificação para aproximação de rampa acentuada no Aeroporto London City e outros aeroportos com ângulos de aproximação não padronizados, além da aprovação de uma área de descanso para a tripulação Classe 1. As capacidades aeroportuárias em grandes altitudes também foram certificadas para 14.000 pés após testes realizados durante o verão em La Paz, na Bolívia, onde a altitude do aeroporto é de 13.325 pés.
O Falcon 8X, com três motores Pratt & Whitney Canada PW-307D (de 6.722 lbf. de empuxo), pode voar 6.450 MN e demonstrou sua capacidade de operar em pistas curtas com um vôo transcontinental da pista de 3.500 pés (1,067 m.) de Santa Monica, na Califórnia, na costa este do EUA, até Teterboro, perto da cidade de Nova York (EUA), na costa leste.
O sistema de comunicação via satélite de alta velocidade Starlink, da SpaceX, em órbita baixa da Terra, já está disponível no “8X”, juntamente com sistemas de conectividade aérea em órbita geoestacionária.
Para dar suporte à crescente frota de jatos Falcon, a Dassault adicionou mais equipes de serviço móvel na América do Norte. A fabricante também inaugurou um centro de serviços de 250.000 pés² (23.225 m²) em Melbourne, na Flórida (EUA), em outubro, e preparou seu centro de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) ExecuJet, em Dubai, para receber o “10X” quando o modelo entrar em serviço em 2027. [EL] – c/ fonte
