Dassault conclui a primeira rodada de testes de imersão em baixa temperatura ambiente do Falcon 6X, em 28.12.21


A Dassault Aviation divulgou que concluiu na semana passada o primeiro de dois testes de imersão a frio (baixa temperatura ambiente) do jato executivo Falcon 6X, enquanto o modelo de cabine larga de longo alcance progride em direção à certificação prevista para o final do ano que vem.

Realizados em Iqaluit, no norte do Canadá, os testes de impregnação a frio foram conduzidos na terceira aeronave de teste Falcon 6X.

As sequências de teste incluíram um procedimento específico de aquecimento da aeronave, inicialização da aeronave, sequências de partida do APU e do motor, avaliação do desempenho do sistema de ar e verificações dos sistemas de fluidos. A aeronave concluiu vôos locais para simular operações completas em condições de baixa temperatura. A Dassault relatou que todos os sistemas e a aeronave tiveram um bom desempenho durante os testes. Os testes iniciais abrem caminho para uma segunda campanha de impregnação a frio que envolverá temperaturas em torno de -40°C.

A aeronave viajou do centro de testes do fabricante francês em Istres, perto de Marselha, para Iqaluit para os testes. Doze membros da equipe de teste de vôo, incluindo dois tripulantes, viajaram no próprio protótipo para Iqaluit para os testes, informou a Dassault, observando que o jato também transportou para a missão de testes um grande volume de equipamento.

Os testes aconteceram logo depois que o motor da aeronave, Pratt & Whitney PW812D, recebeu a aprovação da autoridade Transport Canada.

A Dassault reportou, no início do mês, que as três aeronaves de teste Falcon 6X acumularam mais de 500 horas de teste de vôo em 150 vôos. Uma aeronave de produção inicial com uma cabine totalmente equipada deve entrar no programa em breve. [EL] – c/ fontes