Dassault conclui nova rodada de testes em clima frio do Falcon 6X em Iqaluit, no extremo norte do Canadá, em 18.03.22
Uma equipe de pilotos, engenheiros e técnicos da Dassault Aviation e da Pratt & Whitney Canada concluiu os testes em clima frio do novo jato executivo Falcon 6X em Iqaluit, uma cidade de tundra no extremo norte do Canadá.
As temperaturas chegaram a -37ºC (-35ºF) durante os testes dos motores (turbofan PW812D), sistemas e manutenção à baixa temperatura da aeronave, disse Carlos Brana, executivo e vice-presidente de aeronaves civis da Dassault Aviation. “A aeronave operou perfeitamente nas temperaturas extremas às quais uma aeronave pode ser submetida nas condições climáticas mais severas”, destacou Brana.
Os testes de solo em fevereiro do 6X incluíram imersão a frio da aeronave por três noites, além de submetê-lo a várias sequências de partida pela manhã. Testes de solo do motor e testes de táxi de alta velocidade também fizeram parte dos testes de solo. Um vôo de teste seguiu verificações de qualidades antigelo e pilotagem e estabilidade do combustível e temperaturas do fluído hidráulico, enquanto jato operava numa órbita de espera padrão à 10.000 pés.
A equipe realizou esta rodada de testes mais recente no final de fevereiro, após uma série inicial de testes em clima frio em Iqaluit em dezembro, quando as temperaturas caíram para -25ºC.
Ao todo, a frota de testes de vôo do Falcon 6X completou 50 horas de testes a frio, além da campanha de mais de 220 vôos e 650 horas de vôo. A certificação do modelo bireator supermédio-cabine larga está prevista para o final deste ano. [EL] – c/ fontes