Dassault de olho no crescimento do mercado de jatos Falcon no Oriente Médio, em 30.11.22


O jato executivo Dassault Falcon 8X está retornando à feira de Aviação Executiva do Oriente Médio e Norte da África (MEBAA – Middle East and North Africa Business Aviation) na próxima semana, enquanto a fabricante francesa de aeronaves se prepara para um mercado crescente para seus modelos de cabine larga de longo alcance na região.

A Dassault observou que seus modelos de cabine larga, como o Falcon 8X (6.450 MN de alcance), compreendem um terço (33%) da frota de 75 jatos Falcon da região, e a fabricante prevê que a frota Falcon crescerá ainda mais na região quando os novos modelos Falcon 6X (por certificar) e 10X (projeto ora em elaboração) chegarem ao mercado nos próximos anos.

Fazendo uma reverência quando a MEBAA foi realizada pela última vez, em 2018, a Dassault observa que o Falcon 8X pode voar sem escalas entre Nova York e Dubai, Dubai e Adelaide, e Jeddah e São Paulo.

Além do alcance, o Falcon 8X tem capacidade para operação com aproximações rampadas (steep approaches) e em pista curta, além da operação de aproximação em condição de baixa visibilidade com uso do HUD e sistema de visão sintética aprimorado Falcon Eye (permitindo a aproximação com mínimos de 100 pés).

A Dassault também aponta que recebeu forte interesse, incluindo um “número significativo de pedidos” do Oriente Médio para o Falcon 6X. Várias entregas estão alinhadas para a região logo após o modelo de cabine larga entrar em serviço, divulgou a fabricante.

A Dassault informa que o Falcon 6X está em seus estágios finais de testes de vôo e que o modelo está programado para entrar em serviço em meados de 2023.

A Dassault promove que o próximo Falcon, o “10X”, se baseará parte nos últimos avanços da fabricante no programa do “6X”, especialmente quanto ao alcance – “ultralongo” -, estando previsto para chegar ao mercado no final de 2025.

À medida que sua frota continua a crescer, a Dassault Aviation está expandindo suas capacidades de serviços, incluindo a abertura planejada de um centro de serviço MRO ExecuJet de 15.000 m², no início de 2023, no Dubai World Central. Atendendo a operadores na região do Golfo, a instalação no Aeroporto Internacional Al Maktoum (OMDW) poderá acomodar entre 18 e 24 aeronaves simultaneamente e será qualificada para atender uma gama completa de atividades de MRO, desde manutenção de linha até grande revisão (overhaul).

A ExecuJet – uma unidade da Dassault – oferecerá serviços para outras aeronaves além de jatos Falcon, incluindo aeronaves baseadas na região como aeronaves em trânsito. Para servir como sede regional da ExecuJet, o complexo está substituindo a base de manutenção da ExecuJet no Aeroporto Internacional de Dubai (OMDB), que continuará ativa atendendo serviços AOG.

A Dassault também possui um centro de distribuição de peças de reposição em Dubai e um escritório de engenharia no Cairo (Egito). [EL] – c/ fontes