Dassault Falcon 6X é aprovado para operação de aproximação “rampada” (steep approach) no aeroporto London City, em 20.10.25


Em post na plataforma online da AIN no dia 14, o editor-chefe da mídia Charles Alcock repercutiu que a operadora do aeroporto central London City (EGLC), em Londres (Inglaterra), confirmou que o jato executivo Dassault Falcon 6X está aprovado para operação de aproximação “rampada” (steep approach) no aeroporto – com rampa acentuada de ângulo de 5,5°, para pouso na pista de 1.519 m.

A aprovação pela Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha foi anunciada no dia 13.

Com a esta aprovação, o Falcon 6X se junta a outros modelos da Família Dassault Falcon na capacidade demonstrada de aproximação “rampada” (steep approach) no London City.

Tripulantes também precisam ser aprovados para esta operação.

No aeroporto central junto do “coração” financeiro britânico, vôos podem chegar e partir do entre 06h30 e 22h00 durante a semana, das 06h30 às 12h30 aos sábados e das 12h30 às 22h00 aos domingos. Os operadores podem acessar o FBO do Private Jet Centre uma hora antes do horário de abertura todos os dias, e o aeroporto anuncia verificações de partida e chegada com intervalo de 90 segundos.

De acordo com a Dassault, o “6X” também realizou vôos de teste no Aeroporto de Lugano, na Suíça, com sua aproximação íngreme de 6,65°, e também pousou no Aeroporto de Gstaad Saanen, que serve a exclusiva estação de esqui alpina na Suíça. No entanto, ainda não está aprovado para operações nesses aeroportos.

A Albanati Aeronautics é a primeira operadora de Falcon 6X a ser aprovada para voar com a aeronave no London City.

A Dassault está trabalhando para garantir a aprovação da capacidade de dois HUD para o “6X”. A plataforma de vôo EASy IV da aeronave pode incluir um sistema de alerta e alerta de excursão de pista para atender a uma exigência da EASA para operações comerciais, prevista para 2026. [EL] – c/ fonte