Dassault obtém STC da FAA para instalação do sistema de conectividade por satélite Gogo Galileo HDX na linha Falcon 2000, em 18.09.25


Em nota no dia 18, a Gogo Aviation anunciou que terminal Galileo HDX do seu sistema de conexão por satélite recebeu a aprovação da Certificação Tipo Suplementar (STC) da FAA para a família de aeronaves Dassault Falcon 2000. Com conexão com a constelação de satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da Eutelsat OneWeb, o STC abrange Falcon 2000EX, EX, EASy, DX, LX, LXS e S, para transporte privado/corporativo e vôos governamentais.

A unidade Dassault Falcon Jet em Little Rock, no Arkansas (EUA), trabalhou em estreita colaboração com a Gogo para obter a emenda de STC, que agora está disponível para instalação pela Dassault Falcon Jet e em sua rede de Centros de Serviço Autorizados (ASC – Authorized Service Center).

Este é o primeiro STC terminal Galileo HDX para um jato executivo Dassault Falcon e permite conectividade versátil e consistente, com gerenciamento conveniente e suporte global ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

A modificação desenvolvida pela Dassault, fabricante original da aeronave, abre caminho para que proprietários e operadores de jatos Falcon 2000 desfrutem dos benefícios da conexão de internet de alta velocidade em todas as fases do vôo. A conectividade resiliente permite que os passageiros acessem diversos aplicativos, incluindo e-mail, videoconferência e navegação na internet, de vários dispositivos simultaneamente.

A instalação em retrofit requer apenas duas unidades de linha substituíveis (LRU – line replaceable unit), a antena HDX e a plataforma AVANCE, permitindo caminhos de atualização contínuos no futuro.

“Uma escolha popular no mercado de supermédios, o Falcon 2000 é exatamente o tipo de aeronave para a qual desenvolvemos o Gogo Galileo HDX. Temos orgulho de ter trabalhado ao lado da Dassault Falcon no STC e estamos entusiasmados em ver o Gogo Galileo apoiar proprietários e operadores neste segmento”, afirma Chris Moore, CEO da Gogo. “Abrangendo um portfólio completo de modelos Falcon 2000, o STC HDX da Dassault Falcon oferece todos os benefícios da conectividade LEO padrão empresarial, apoiados pelo pacote de suporte ao cliente incomparável da Gogo para seus proprietários e operadores. A instalação do terminal Gogo Galileo HDX ajuda a reter o valor dos ativos, aprimora a experiência do passageiro a bordo e proporciona operações de voo mais eficientes”, acrescentou Moore.

A Gogo e a Dassault também prevêem que o STC para o sistema Gogo Galileo HDX será aprovado para o jato Falcon 7X antes do final do ano. [EL]