Dassault Systèmes e Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação da Universidade Estadual de Wichita, no Kansas/EUA, ampliam parceria e criam novo centro de inovação em manufatura para aeronáutica, em 23.05.25

Em post no dia 22 na plataforma on line da AIN, articulista-colaboradora da mídia Amy Wilder divulgou que a Dassault Systèmes e o Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação (NIAR – National Institute for Aviation Research), da Universidade Estadual de Wichita, no Kansas/EUA, colaboraram na criação de um novo Centro de Inovação em Manufatura no Campus de Inovação da Universidade Estadual de Wichita.
A instalação foi inaugurada, com cerimônia, em 21 de maio, oferece às empresas do setor de aviação acesso expandido a ferramentas de prototipagem virtual, automação avançada e engenharia reversa.
A missão do NIAR é apoiar a indústria aeronáutica com design, certificação e sustentabilidade, e ao instituto firmou uma parceria com a Dassault Systèmes para criar um espaço prático de pesquisa e desenvolvimento, onde as empresas podem avaliar novos métodos e equipamentos de fabricação antes de realizar investimentos de capital.
O novo laboratório complementa o Laboratório de Tecnologias Avançadas para Sistemas Aeroespaciais do NIAR, um espaço de criação onde engenheiros solucionam problemas de fabricação e ferramental.
O centro inclui uma “caverna” de realidade estendida (XR) em escala real, um laboratório de robótica e automação inteligente, um conjunto de manufatura aditiva e um laboratório de engenharia reversa. Essas instalações permitem que equipes de projeto simulem layouts de fábrica, experimentem impressão 3D e testem fluxos de trabalho de recriação usando a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes.
A inauguração do novo centro baseia na colaboração de longa data entre o NIAR e a Dassault Systèmes, incluindo programas-gêmeos virtuais, como o que envolve o projeto B-1 Lancer, da Força Aérea do EUA (USAF). Nesse programa, mais de 250 engenheiros e estudantes do NIAR estão desmontando e digitalizando uma fuselagem de um B-1 Lancer (bombardeiro estratégico norte-americano quadrimotor de geometria variável, da Rockwell) desativado, para criar um modelo digital 3D completo para auxiliar na manutenção, atualizações e resiliência da cadeia de suprimentos. [EL] – c/ fonte