de Havilland anuncia retomada de produção para conclusão de aeronaves parcialmente montadas, após acordo de trabalho coletivo, em 11.11.21


A fabricante de Havilland Canada divulgou que retomou a produção de suas aeronaves pendentes, após a ratificação dos aditivos de acordo coletivo por membros das categorias de trabalho UNIFOR Locals 673 e 112 para funcionários alocados no “sitio” de produção em Downsview, em Toronto.

O descomissionamento da área da planta, vendida recentemente, continuará, com o equipamento descomissionado e armazenado, enquanto de Havilland analisa as oportunidades de mercado para a produção futura. Além de aeronaves restantes já parcialmente montadas, a de Havilland parece planejar manter seu hiato de fabricação até que surja demanda de mercado suficiente.

A de Havilland enfatiza seu otimismo com relação ao futuro de suas aeronaves DASH-8, dizendo que deseja atender à demanda de aeronaves quando a indústria se recuperar de seu “clima” econômico pós-2020. Em comunicado, a direção da de Havilland Canada expressa a interrupção da produção do DASH-8 numa linguagem mais suave, registrando: “Acreditamos que nossa próxima pausa na produção é uma medida responsável e prudente que reflete as condições atuais da indústria e limitará a pressão sobre o mercado e na base de suprimento da De Havilland Canada à medida que ocorre a recuperação da pandemia”.

Em um mercado disputado, adicionalmente o domínio da ATR, o bimotor turboélice DASH-8 tem sofrido concorrência cada vez maior de jatos regionais com a melhora constantemente de sua eficiência, com uma série de projetos sustentáveis ​​no horizonte para ainda mais concorrência.

Mas um cancelamento definitivo da produção do DASH-8 não é altamente provável, com a base do modelo no mercado provada, e com uma eventual adequação de configuração podendo resultar um produto competitivo e bem aceito pelo mercado, com uma oferta de um produto atualizado no devido momento.

Com uma garantia de que o DASH-8 poderá voltar à produção, a De Havilland parece apostar nas vendas futuras de versões aprimoradas e mais sustentáveis ​​do modelo. Em julho, a fabricante anunciou projetos com a Pratt & Whitney Canada para criar um “trem de força” híbrido para um demonstrador DASH 8-100, um prenúncio de desenvolvimento futuro.

O DASH-8 poderia ver um futuro robusto de vendas, devido a sua marca característica de baixo nível de ruído, eficiência de combustível mesmo com a solução convencional, com baixo impacto de carbono, todos os aspectos que poderiam fornecer um ‘trampolim’ perfeito para um modelo “verde” com combustível alternativo. Analistas de mercado perspectivam que o DASH-8 poderá renascer caso a de Havilland seja mais rápida à concorrência no advento da transformação “verde” do modelo. [EL] – c/ fontes