de Havilland Canada e ZeroAvia assinam memorando de entendimento para programa de conversão de DASH 8-400 para propulsão elétrica-hidrogênio, em 14.12.21


A de Havilland Aircraft Canada e a desenvolvedora de “caixa-geradora” de força (powertrain) de aviação de emissão zero ZeroAvia firmaram um memorando de entendimento (MoU) para desenvolver um programa de linha de instalação e de retrofit de propulsão por fonte elétrica e hidrogênio em aparelhos do modelo DAH 8-400 (da sua solução original de motor turboélice), tanto novos como já em serviço. A assinatura do MoU foi divulgada pelas duas empresas nesta terça dia 14, no dia seguinte ao anúncio da participação da United Airlines na nova rodada de captação de recursos para bancar o programa da ZeroAvia.

Como parte do último MoU, a De Havilland Canada garante opções de compra de 50 motores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia na conclusão de um acordo definitivo.

As duas empresas planejam colaborar em um Boletim de Serviço para o certificado Tipo do DASH 8-400 que permitiria uma opção de adaptação da linha de produção e para um programa de retrofit com adoção de “trem de força” ZA2000, de 2 MW, da ZeroAvia.

Como parte do programa, a ZeroAvia desenvolverá um demonstrador de vôo com o apoio de de Havilland Canada usando um DAH 8-400 para auxiliar na certificação e mostrar o potencial operacional e comercial do motor. As empresas planejam identificar uma rota existente adequada para as demonstrações de vôo e pretendem a entrada em serviço do modelo convertido nos próximos cinco anos. A ZeroAvia e a de Havilland Canada comercializariam conjuntamente aeronaves movidas a motores elétricos a hidrogênio para operadores com suporte de energia por hora (PBH – power-by-the-hour).

Em outubro, a ZeroAvia anunciou uma colaboração com o Alaska Air Group para desenvolver um “trem de força” hidrogênio-elétrico capaz equipar aeronaves regionais de 76 assentos por mais de 500 milhas náuticas, começando com a implantação inicial no modelo DASH 8-400.

ZeroAvia espera voar nas próximas semana uma aeronave de 19 lugares, usando seu “trem de força” ZA600, numa configuração híbrida (um motor convencional e um hidrogênio-elétrico) antes de voar a mesma aeronave usando apenas motores hidrogênio-elétrico, no próximo ano.

Para seu programa ZA2000, a ZeroAvia pretende realizar demonstrações terrestres de potência total de sua variante de motor de 1,8 MW até o final de 2022. A partir daí, planeja obter a certificação de seu “trem de força” ZA2000 para suportar aeronaves de 40 a 80 assentos com um alcance potencial superior a 700 MN até 2026. [EL] – c/ fontes