de Havilland certifica DASH 8-400 conforme os exigentes requisitos de ruído Estágio 5 (da FAA) e pelo “Capítulo 14” (da ICAO), em 28.10.21


A de Havilland Aircraft Canada (DHC) anunciou a aprovação do bimotor turboélice DASH 8-400 como a primeira aeronave-transportadora regional, e somente de motorização turboélice, para atender aos mais novos e mais rigorosos padrões de emissão de ruído pelo capítulo 14 da ICAO (ICAO Chapter 14).

O DASH 8-400 também está certificado para o estágio 5 dos padrões de ruído estabelecidos pela FAA.

Com as duas certificações e credenciais, o DASH 8-400 torna-se um modelo atraente para rotas regionais que sobrevoam áreas densamente povoadas e sensíveis ao ruído.

O DASH 8-400 é equipado com grupo motopropulsor Pratt & Whitney PW150A com hélice Dowty de seis lâminas, com um sistema de supressão de vibração/ruído ativo, o ANVS (de Active Noise and Vibration Suppression), que reduz o ruído efetivo da hélice dentro da cabine para máximo conforto dos passageiros. Com extensa engenharia acústica para mitigar os efeitos desgastantes e cansativos do som, turbulência e ruído repetitivo, o DASH 8 oferece conforto que desmente sua classe, segundo prospecto da de Havilland Aircraft Canada.

Segundo a fabricante, operadores que desejam tirar proveito da nova certificação do DASH 8-400 irão dispor de alguns aeroportos “convidativos”, com alguns oferecendo descontos para aeronaves em conformidade com o “Capítulo 14”. A de Havilland observa que o Aeroporto de Gatwick, em Sussex, na Inglaterra, oferece às operadoras aérea um desconto de 60% a 80% em comparação com as operadoras classificadas pelo Capítulos 3 e 4.

“As aprovações da FAA e da EASA confirmaram que o design avançado da aeronave DASH 8-400 a posiciona bem à frente dos atuais jatos regionais e turboélices, oferecendo baixo ruído para comunidades durante a decolagem e o pouso. Além disso, novos projetos de jatos regionais que foram propostos para atender a esses mesmos padrões estão a vários anos de serem introduzidos em serviço”, disse Robert Mobilio, vice-presidente de engenharia e qualidade da de Havilland Canada. “Nossa frota de mais de 600 aeronaves DASH 8-400 entregues continuará a obter benefícios dessas re-certificações, uma vez que os operadores serão capazes de acessar aeroportos sensíveis ao ruído com menos limitações e menores taxas [aeroportuárias] relacionadas ao ruído, sem a necessidade de mudança de produto para atender aos padrões rigorosos de emissão de ruído”, completou Mobilio. [EL] – c/ fontes