DECEA anuncia que implementará Projeto Eco Norte, distribuição mais eficiente das rotas de vôo entre os principais pares de cidades da região norte do país e otimização das operações nas TMA de Belém, Manaus e Cuiabá, para redução de tempo de vôo, de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, em 12.09.24


Em nota publicada no dia 11, o DECEA divulgou a implementação do projeto Eco Norte, em mais um esforço para encurtar as trajetórias de vôo e, ao mesmo tempo, reduzir seus impactos ambientais.

O Estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, em novembro de 2025. Nesse sentido, a implementação do Projeto Eco Norte pelo DECEA avaliza o comprometimento do Estado brasileiro com os objetivos globais da OACI em contribuir para um setor mais sustentável e ambientalmente responsável.

O Projeto Eco Norte é coordenado pelo ICA, unidade do DECEA,  e pelo CINDACTA IV, e faz parte do Programa SIRIUS Brasil, do DECEA.

O Projeto tem por objetivo otimizar a utilização do espaço aéreo permitindo uma distribuição mais eficiente das rotas de vôo entre os principais pares de cidades da região norte do país, proporcionando redução no tempo de vôo, consumo de combustível e, por extensão, emissão de gases poluentes no espaço aéreo. A iniciativa visa também a otimização das operações nas Áreas de Controle Terminal (TMA) de Belém (SBWB), no PA, de Manaus (SBWN), no AM, e de Cuiabá (SBWY), no MT, com intuito de diminuir a complexidade nos procedimentos de chegada e saída das Terminais.

O projeto está sendo desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e companhias aéreas.

Na fase de planejamento, estão sendo produzidos relatórios com oportunidades de melhoria nas localidades e elaboração das novas trajetórias propostas. Na fase de validação, serão utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação de cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e emissões de CO2 na atmosfera. Já na fase de implementação, serão elaborados procedimentos, validação em vôo e treinamento dos controladores de tráfego aéreo.

“O ICA será responsável por toda fase de planejamento, elaboração dos procedimentos de navegação aérea e das cartas aeronáuticas, com inserção em banco de dados e publicação nos Portais AISWEB e GEOAISWEB,”, explica o gerente do Projeto Eco Norte, capitão especialista em controle de tráfego aéreo Bruno da Silveira Topini.

Segundo o chefe da divisão operacional do CINDACTA-IV, tenente-coronel aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, “a execução do projeto será realizada em três etapas, previsão de ser implementado em Belém, em 10 de julho de 2025, em Manaus, em 07 de agosto de 2025, e em Cuiabá, em 02 de outubro de 2025”.

O sucesso do projeto reafirma o compromisso do DECEA em promover um espaço área mais eficiente e flexível, com foco em inovações e melhorias que beneficiem a aviação no Brasil e o meio ambiente.

Conforme notícia em 02/05/2024, a discussão de mudanças na estrutura do espaço aéreo brasileiro foi o ponto focal da reunião de planejamento do Projeto Eco Norte com especialistas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), representantes de empresas aéreas e da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), realizada entre os dias 23 a 25 de abril, nas instalações do ICA, no Rio de Janeiro. O Projeto Eco Norte representa um importante passo na busca por uma aviação mais sustentável e alinhada com as demandas ambientais atuais. A implementação das medidas discutidas durante a reunião irá contribuir não apenas para a preservação da Amazônia, mas também, para a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

Participaram do evento representantes do ICA, do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do CINDACTA-IV (Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Belém, Cuiabá e Manaus.

Durante o encontro foram apresentados diferentes temas, como a flexibilização no uso dos espaços aéreos condicionados. Essa medida visa otimizar a utilização do espaço aéreo permitindo uma distribuição mais eficiente das rotas de vôo contribuindo, assim, para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões de CO2.

Outro aspecto abordado foi a ordenação do fluxo de vôos visuais para viabilizar trajetórias de vôo por instrumentos mais curtas e mais eficientes. O objetivo é coordenar estes vôos através da publicação ou revisão das Rotas Especiais de Aeronaves (REA), de forma a não interferir nas rotas das aeronaves que voam por instrumentos, garantindo uma maior fluidez e segurança no espaço aéreo.

Por fim, os especialistas também discutiram questões relacionadas à infraestrutura necessária para a implementação dessas mudanças, bem como os impactos econômicos e operacionais para as companhias aéreas e para o setor de aviação de modo geral.

“Mais um grande projeto do DECEA se inicia e estamos bastante confiantes com as melhorias que iremos implementar na região norte do país. Este encontro também foi importante para que as empresas aéreas pudessem conhecer os objetivos do projeto e compartilhar suas expectativas e necessidades sobre a circulação aérea na região. Isso é fundamental para que possamos alinhar os objetivos do Projeto Eco Norte aos reais anseios dos usuários do espaço aéreo brasileiro”, explicou na reunião o gerente do Projeto Eco Norte, coronel especialista em controle de tráfego aéreo Clóvis Fernandes Júnior.