DECEA apresenta resultados no Brasil do Projeto FIS, em 11.11.25
Em nota no dia 10, o DECEA divulgou novos resultados do Projeto FIS, iniciativa que faz parte do Programa SIRIUS Brasil e tem como objetivo aprimorar o Serviço de Informação de Vôo (FIS) em todo o Brasil.
O FIS proporciona avisos e informações úteis às aeronaves que mantenham contato bilateral com um órgão de serviços de tráfego aéreo. As principais informações compartilhadas são as mudanças na condição operacional dos auxílios à navegação, mudanças na condição dos aeródromos e facilidades associadas, informações sobre balões livres não tripulados, sobre condições meteorológicas reportadas ou previstas nos aeródromos de partida, destino e alternativa, sobre risco de colisão para aeronaves conhecidas – cuja presença possa constituir perigo de colisão para a aeronave informada – ou quaisquer outras consideradas importantes para a segurança da navegação aérea.
Com o objetivo de ampliar a oferta do FIS no espaço aéreo continental do país, a segurança e a eficiência das operações aéreas para tráfegos sob regra de vôo visual (VFR) em espaços aéreos não-controlados, o Programa SIRIUS Brasil, instituiu um projeto específico para melhorar o atendimento às aeronaves voando abaixo de 15.000 pés de altitude (FL150), em espaço aéreo classificado como “G”, um tráfego majoritariamente da aviação geral.
De forma a lidar com esse desafio, a quantidade de estações VHF e a infraestrutura de rede de dados foram significativamente ampliadas em todo o país com o intuito de prover, com qualidade, maior cobertura do sistema de comunicações a baixas altitudes. Foram designados consoles operacionais dedicados dentro dos Centros de Controle de Área (ACC) e frequências específicas para viabilizar a ampliação da oferta do serviço.
O projeto alinha-se, ainda, à estratégia de emprego mais eficiente de recursos humanos na Força Aérea Brasileira (FAB). As posições do FIS representam postos operacionais inéditos para os profissionais especialistas em comunicações, ao mesmo tempo que otimizam o trabalho dos controladores de tráfego aéreo dos ACC, que poderão dedicar sua atenção para o espaço aéreo controlado. Um curso específico, o Serviço de Informação de Vôo na FIR (CNS021), foi criado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras necessárias ao especialista em comunicações para a assunção do novo posto de trabalho.
A iniciativa vem sendo desenvolvida em fases. Já foram inaugurados, conforme modelo planejado, os serviços nas regiões nordeste, norte e centro-oeste do Brasil e parte da região sul, onde o projeto será concluído até o primeiro semestre de 2026. Na fase de transição para o cenário final desejado, enquanto os profissionais de comunicações avançam para habilitação operacional, o serviço tem sido provido, em algumas localidades, também pelos controladores.
Os resultados já são bastante expressivos.
O FIS Recife, o primeiro a ser implementado com emprego exclusivo de militares especialistas em comunicações, registrou, no período de janeiro a agosto de 2025, o atendimento à 28.546 vôos, uma média de cerca de 117 movimentos por dia, correspondendo a 11,3% do total de movimentos no espaço aéreo daquela FIR.
No mesmo período, o FIS Brasília proveu informações de vôo a 75.431 vôos, com uma média de 310 movimentos atendidos por dia. Esse volume representou cerca de 16,35% de todos os movimentos de vôo da referida FIR.
Já no FIS Amazônico, foram computados 101.094 vôos que requisitaram o FIS naqueles meses, uma média de 416 movimentos por dia, correspondendo a cerca de 40% dos movimentos de toda aquela Região de Informação de Vôo.
“As entregas do Projeto FIS representam marcos na modernização constante conduzida pelo DECEA no âmbito do Programa SIRIUS Brasil. Ao ampliar o alcance do Serviço de Informação de Vôo e promover a integração de novas capacidades operacionais aos profissionais da FAB, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a segurança, a eficiência e a acessibilidade das operações aéreas em todo o território nacional”, afirmou o vice-diretor do DECEA, major-brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.
