DECEA assina contrato para desenvolvimento e implantação de radar de vigilância aérea, na primeira Encomenda Tecnológica da FAB, considerada um marco para o SISCEAB, fortalecendo a base industrial de defesa pelo conhecimento desenvolvido, em 07.04.25

Em nota no dia 02, o DECEA divulgou que, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), assinou, no dia 01, contrato com a empresa IACIT para o desenvolvimento e implantação do Sistema de Radar OTH (Over The Horizon) SKYWAVE, adquirido via Encomenda Tecnológica (ETEC).
A adoção do instrumento da ETEC no desenvolvimento do radar para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) evidencia o pioneirismo da CISCEA e representa um avanço estratégico para a FAB.
O radar OTH é um sistema de longo alcance, capaz de cobrir um raio de 4.000 km (2.160 MN) para alvos voando a 5.000 pés (1.500 m.) de altura. Essa capacidade melhora a vigilância aérea e complementa os sistemas radares atualmente empregados, permitindo a detecção e localização de alvos aéreos a grandes distâncias e a baixas altitudes, bem como prover meios e infraestrutura suficientes para que esta capacidade esteja disponível de forma confiável e ininterrupta para o emprego da FAB. Este radar tem como princípio a detecção de alvos de tamanho reduzido, que são iluminados de cima para baixo através da reflexão, pela ionosfera, dos sinais emitidos a partir de uma fonte irradiante no solo.
A implementação do sistema seguirá diversas etapas até sua prontidão operacional e emprego, todas em estreita correlação com as normas associadas ao processo de Encomenda Tecnológica. Dentre elas, destacam-se o delineamento do comportamento da ionosfera para implantação de sondas ionosféricas, a análise ambiental para adaptação do sistema ao local de implantação, fabricação de componentes, obras de infraestrutura, testes de integração local e remotos.
O diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, destacou a importância da assinatura do contrato para o Brasil e para a FAB. “É a primeira vez que usamos a modalidade de uma Encomenda Tecnológica para aquisição de um radar para o SISCEAB. Para o DECEA, irá contribuir para aumentar a vigilância aérea e a capacidade de dar uma pronta-resposta no caso de uma ameaça ou invasão ao nosso espaço aéreo. Fará também com que o DECEA contribua cada vez mais para a missão da Força Aérea que é manter a soberania de nosso país e, principalmente, garantir a segurança da nossa sociedade”.
Para o presidente da CISCEA, major-brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, “a aquisição e desenvolvimento deste radar é de suma importância para o fortalecimento da base industrial de defesa e, sobretudo, pelo conhecimento desenvolvido. O novo sistema radar proporcionará maior segurança do controle do espaço aéreo e da vigilância da Amazônia”.