DECEA assina contrato para modernização de 33 estações de comunicações UHF distribuídas pelo território nacional, nas áreas de jurisdição dos quatro CINDACTA e do CRCEA-SE (Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo), em 06.07.25

Em nota postada no dia 04 no seu portal, o DECEA divulgou que, por meio da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), assinou no dia 03 contrato com a empresa Park Air Systems (sediada em Peterborough, no Reino Unido) para a modernização de 33 estações de comunicações aeronáuticas distribuídas por todo o território nacional. Essas estações operam em frequência Ultra Alta – UHF (Ultra High Frequency) -, utilizada amplamente na comunicação entre solo e aeronaves.
Serão fornecidos e instalados novos dispositivos e equipamentos de comunicações terra-ar, com ajustes nos sistemas eletrônicos e suporte logístico, voltados à modernização das estações de comunicações em UHF já existentes. As melhorias ocorrerão nas áreas de jurisdição dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo (CRCEA-SE).
O presidente da CISCEA, major-brigadeiro engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, destacou a importância da assinatura do contrato para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e seus benefícios operacionais: “A assinatura deste contrato representa um avanço significativo para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A modernização das estações reforça a infraestrutura de comunicações e garante a disponibilidade para o emprego operacional, contribuindo para a segurança e a fluidez da navegação aérea. Com isso, mantemos a elevada qualidade dos serviços prestados pelo DECEA no controle do espaço aéreo”.
As estações de comunicação operam por meio de transmissores e receptores que enviam e recebem sinais de rádio, conectados a antenas que cobrem áreas específicas do espaço aéreo. Distribuídas estrategicamente e considerando questões geográficas, essas estações garantem uma comunicação contínua e confiável entre os controladores de tráfego aéreo e as aeronaves em voo. Dessa forma, desempenham papel fundamental para o tráfego aéreo seguro, ajudando a monitorar e proteger o espaço aéreo nacional.
Criada em 23 de julho de 1980, a CISCEA é uma organização subordinada ao DECEA que tem por missão promover a implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do SISCEAB, além de outras iniciativas de interesse do Comando da Aeronáutica. Além disso, atua na modernização de sistemas já implantados, garantindo a evolução contínua do controle do espaço aéreo brasileiro.