DECEA conclui última fase do Projeto Serviço de Informação de Vôo (FIS) na FIR Amazônica, em 31.08.25

Em nota no dia 28, o DECEA divulgou que, por meio do CINDACTA-IV, concluiu nesse mês de agosto a sexta e última fase do Projeto Serviço de Informação de Vôo (FIS) na Região de Informação de Vôo Amazônica (FIR-AZ).
Com isso, o FIS passará a ser prestado integralmente por meio de posições e frequências dedicadas no espaço aéreo classe “G” (abaixo do nível de vôo 150), com o objetivo de atender de forma mais eficiente os usuários da FIR-AZ, a qual integra uma área de aproximadamente 5,2 milhões de km² e que compreende mais de 50% do espaço aéreo sobre o Brasil.
As fases do projeto compreenderam a ativação do FIS-AZ nos setores norte e sul das regiões Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). A inauguração ocorreu em 26 de dezembro de 2024, com a ativação do serviço na região sul de Belém, seguida pela região norte (janeiro de 2025), sul e norte de Manaus (março e abril de 2025, respectivamente) e norte e sul de Porto Velho (maio e agosto de 2025, respectivamente).
O projeto compõe o empreendimento PFF 007: “Evolução da Comunicação, Navegação, Vigilância e Inspeção em Vôo”, que integra o programa estratégico do DECEA denominado SIRIUS Brasil.
Especialmente na FIR-AZ, o ganho operacional para os aeronavegantes é muito expressivo devido às especificidades da região, que é permeada por florestas e rios, e possui poucos aeródromos de alternativa.
Com a conclusão das fases, o DECEA reforça seu compromisso com a segurança operacional de aeronaves em baixa altitude, amplia a eficiência na prestação dos Serviços de Informação de Vôo e Alerta (FIS), e nas operações de Busca e Salvamento (SAR), além de contribuir para a redução da carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo, tendo em vista que a expectativa é de que o FIS no espaço aéreo classe “G” seja prestado por profissionais da área de Comunicações.