DECEA desenvolve conceito inovador de controle de tráfego aéreo PBCS – Performance-Based Communication and Surveillance – e projeto para a operacionalização do conceito na FIR Atlântico será implementado até 2026, em 24.03.25

Em nota no dia 14, o DECEA divulga que segue buscando maior segurança, eficiência e fluidez do espaço aéreo, a partir de critérios rigorosos de comunicação e vigilância.

Nos últimos anos, antes da pandemia do COVID-19, constatou-se um crescimento contínuo significativo no número de movimentos aéreos no Atlântico Sul (SAT), especialmente nas rotas que ligam a América do Sul à Europa (EUR/SAM). Este cenário levou ao estabelecimento do Grupo de Gerenciamento de Implementação de Melhorias do Atlântico Sul (SAT-IMG), durante a 24ª Reunião para Melhorias dos Serviços de Tráfego Aéreo sobre o Atlântico Sul (SAT/24) da OACI, realizada em junho de 2019. Neste evento foi decidida a implementação do conceito PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance – comunicação e vigilância baseada em performance) na área do Atlântico Sul, com o Brasil tendo firmado compromisso pela sua concretização.

O PBCS é um conceito aplicado no controle de tráfego aéreo que se baseia na utilização criteriosa de tecnologias de comunicação e vigilância por enlace de dados, e possibilita menores separações entre as aeronaves em espaços aéreos remotos.

O projeto para operacionalização do PBCS na Região de Informação de Vôo (FIR) Atlântico, integrante do Programa SIRIUS Brasil, será implementado até 2026.

O PRENOR da Norma do Conceito de Operações do PBCS na FIR-AO (CIRCEA 63-12) está disponível, até o próximo dia 11 de abril, através do link:
https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/CIRCEA-63-12?prenor=true

Anteriormente, o DECEA publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) N13/24 (e AIC A11/24) – de “Implementação do Conceito de Comunicação e Vigilância baseada em Performance (PBCS) na FIR Atlântico”, com vigência em 13/06/2024. A presente circular tem por finalidade informar aos usuários do espaço aéreo brasileiro o planejamento do DECEA para a implementação do conceito de Comunicação e Vigilância Baseada em Performance (PBCS), com vistas à redução dos mínimos de separação horizontal na FIR Atlântico (SBAO).
https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/AIC-N-1324


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2025/03/DECEA-desenvolve-conceito-PBCS-Performance-Based-Communication-and-Surveillance-e-projeto-operacionalizacao-conceito-na-FIR-Atlantico-ate-2026-em-24.03.25.pdf