DECEA destaca avanços no ACDM em Guarulhos (SP), em 09.09.23
Conforme nota postada no dia 08, representantes do DECEA, do CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), da CISCEA (Comissão para Implantação do Controle do Espaço Aéreo) e da empresa SAIPHER apresentaram, no dia 05, melhorias alcançadas com o conceito A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) no Aeroporto de Guarulhos (SBGR), em São Paulo. O evento reuniu colaboradores da GRU Airport, de companhias aéreas, de empresas de Ground Handling, entre outras.
A iniciativa visa envolver todos os níveis organizacionais de modo colaborativo, no que concerne à tomada de decisões, esclarecendo as responsabilidades de cada parte para melhorar a previsibilidade aeroportuária.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha, a participação de todos é essencial para o sucesso do projeto. “A operação de forma colaborativa é a chave para o sucesso do projeto, assegurando mais eficiência, previsibilidade e sustentabilidade, refletindo em um melhor atendimento ao usuário”.
O conceito A-CDM busca aprimorar a eficiência operacional, a previsibilidade e a pontualidade dos voos, através da tomada de decisões conjuntas em relação ao fluxo de tráfego aéreo e às operações de chegada, turn-around e partida de vôos. Reuniões de acompanhamento vem ocorrendo quinzenalmente para balizar o status da implementação do conceito em Guarulhos e apresentar indicadores, de modo a identificar oportunidades de melhoria na previsibilidade.