DECEA divulga atuação do DTCEA Belém durante o Círio de Nazaré, em 20.10.25

Em nota no dia 10, o DECEA divulgou a preparação da sua unidade subordinada Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE) para atender à alta demanda de vôos para um dos maiores eventos religiosos do Brasil, o Círio de Nazaré, em Belém (PA).
A festividade, que acontece entre os dias 11 e 12 de outubro, movimenta a capital paraense, tanto em termos de turismo quanto de economia, com um aumento significativo no número de voos e passageiros durante o período.
“O DTCEA-BE no período do Círio opera tanto o tráfego comercial e local quanto a demanda que surge proveniente do evento religioso. Nesse caso, o Destacamento apoia as aeronaves que fazem a cobertura do evento e, quando houver previsão, realiza o apronto com as aeronaves militares envolvidas em passagens baixas, patrulha marítima (Marinha no Círio fluvial) ou em policiamento aéreo”, ressaltou o comandante do DTCEA-BE, major aviador Bruno de Araújo Antunes.
A Torre de Controle de Belém – aeroporto Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro (SBBE) – desempenha um papel fundamental na segurança e eficiência das operações aéreas. “É responsável pelo gerenciamento do tráfego na área próxima ao aeródromo (ATZ) e desenvolve as atividades inerentes às autorizações de tráfego, taxi, decolagem e pouso. Gerencia também o posicionamento das aeronaves em vôo para que elas não interfiram nos procedimentos de chegada e saída das aeronaves que estiverem realizando o voo por instrumentos. A Torre Belém opera com uma posição de controle, na qual trabalham dois controladores de vôo, e uma posição denominada controle de solo, guarnecida por um controlador de vôo em regime de 24 horas”, explicou o oficial.
A atuação do Controle de Aproximação (APP) também é essencial para prestar os serviços de controle de tráfego aéreo. O APP tem a atribuição de manter a separação regulamentar entre os voos (horizontal e vertical), provendo ordenamento, fluidez e segurança para os tráfegos que chegam e saem de Belém.
Segundo o comandante do DTCEA-BE, historicamente, em dias normais o aeroporto de Belém – Val de Cans (SBBE) – recebe entre 80 e 90 movimentos por dia. Nos dias que antecedem e após o Círio, estima-se um aumento de aproximadamente 25% na movimentação diária. Para atender essa demanda, haverá um aumento do número de controladores de tráfego aéreo durante o período do evento.
O DTCEA Belém também presta apoio às empresas aéreas e aeronavegantes. Por meio da Sala de Informação Aeronáutica de Belém (AIS-BE) é disponibilizado o serviço de forma remota em conjunto com as AIS que formam agregadas ao Centro AIS de Recife (C-AIS RE).
O major Antunes destacou a atuação do DTCEA-BE na coordenação do tráfego aéreo para atender à alta demanda durante a realização do Ciro de Nazaré: “Além dos envolvimentos operacionais, a Torre de Controle realiza as coordenações necessárias com as Forças Armadas, órgãos de Segurança Pública e administração aeroportuária (NOA), para o gerenciamento das atividades específicas do Círio de Nazaré”.