DECEA divulga que CINDACTA-III/ACC-Recife finaliza integração do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) ao Serviço Informação de Vôo de Recife (FIS-Recife), em 27.02.24


De acordo com notícia do DECEA no dia 22, o Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE) finalizou, no último dia 5, a integração do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO) ao Serviço Informação de Vôo de Recife (FIS-Recife).

Os operadores do FIS-Recife terão agora uma visão em tempo real da evolução do tráfego aéreo em sua área de atuação, incluindo informações sobre aeronaves em voo, planos de voo, condições climáticas e outros dados relevantes. A integração viabilizará um processamento de informações mais ágil, registrando e disponibilizando dados de forma instantânea, reduzindo o uso de comunicações telefônicas e possíveis erros de interpretação de mensagens. Também facilitará a comunicação e a coordenação entre os operadores FIS e controladores de vôo, otimizando o fluxo de informações e agilizando a resolução de problemas.

“No âmbito da PFF-007, essa iniciativa de integração do FIS ao SAGITARIO se traduz num acréscimo significativo da eficiência do serviço prestado, haja vista o aumento da agilidade das coordenações entre as posições FIS e as posições de controle, a redução da probabilidade de erros decorrentes de falha humana, a geração de dados estatísticos mais confiáveis, rastreáveis e gravações dessas coordenações”, afirma o major Joan Magno Correia Macêdo, gerente do empreendimento do Programa Sirius responsável pela evolução do Serviço de Informação de Vôo no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O major Joan Magno também destaca os benefícios auferidos pelo ACC-RE propriamente: “a partir dessa integração as atividades de controle de tráfego aéreo e o serviço de informação de vôo passam a ser muito mais coesas no ACC-RE, por viabilizar mais fluidez na evolução dos tráfegos que necessitam transitar entre os espaços aéreos controlados e não controlados”.

Responsáveis pelo FIS-Recife, desde sua implementação em 2022, graduados da especialidade de Comunicações do CINDACTA-III receberam instrução teórica sobre os recursos do sistema e praticaram, previamente, o uso da tecnologia em um simulador. Agora, terão acesso interativo aos planos de vôo, podendo realizar as anotações nas Fichas de Progressão de Vôo (FPV) via sistema, propor a transferência de planos de vôo, solicitar que o ACC realize determinadas ações por meio de Aplicação de Comunicação de Dados entre Órgãos ATC (AIDC) e enviar informações para outros órgãos por meio de mensagens em canais dedicados.

O DECEA promove que a integração do FIS-Recife com o SAGITARIO representa um marco importante na modernização do Serviço de Informações de Vôo Brasileiro. A expectativa é a de que, no segundo semestre, os quatro CINDACTA usufruam dos benefícios dessa implementação.