DECEA divulga que “Salgado Filho” registra 285 movimentos aéreos em 4 dias de operação, após a reabertura, em 03.11.24


Em nota no dia 25, o DECEA divulgou que, através da sua unidade CGNA – Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea -, registrou 285 movimentos aéreos comerciais no Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre (RS), entre os dias 21 (segunda) e 24 (quinta) de outubro.

Cerca de 46.200 passageiros passaram pelo aeródromo neste período.

O “Salgado Filho” recebeu o primeiro vôo do transporte comercial no último dia 21 após 171 dias fechado em razão das enchentes no Rio Grande do Sul.

Antes das enchentes, a média diária era de 200 vôos, entre domésticos e internacionais.

O DTCEA-CO (Destacamento de Controle Do Espaço Aéreo de Canoas) já está coordenando junto a Fraport, concessionária do aeroporto, as novas datas para a inspeção do Grupo Especial de Inspeção em Vôo (GEIV) nos auxílios de navegação aérea. A nova inspeção do GEIV vai viabilizar a operação no comprimento total da pista de pouso e decolagem (3.200 m.), possibilitando, assim, a retomada de vôos internacionais.

O aeroporto está operando vôos com pista (11/29) reduzida para 1.730 m. (com fechamento de 1.470 m. de extremidade junto da cabeceira 11), com disponibilidades apenas de duas taxiways de interseção – “E” e “F” e mais as TWY “D” (parte) e “M4” para acesso ao pátio 1.

No último dia 21, a Base Aérea de Canoas (BACO) encerrou o atendimento a vôos comerciais regulares, concluindo uma fase crucial, que ajudou a reduzir as consequências do fechamento do “Salgado Filho”. Ao longo de quase cinco meses, foram realizados mais de 2.500 pousos e decolagens na BACO (SBCO), na região metropolitana de Porto Alegre, transportando cerca de 440 mil pessoas.

As atividades aéreas militares e vôos de aeronaves de pequeno porte que atendem às demandas de reconstrução do Estado do RS, assim como de assistência humanitária, seguirão ocorrendo na BACO até a recuperação total do “Salgado Filho”.

NOTAM expedidos
O “Salgado Filho” está operando com uma série de NOTAM expedidos para características provisórias pelo curso de ações de recuperação do “sítio”, destacando-se:

1 – NOTAM E7085/24N, de 23/09/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa que o sistema de luzes de aproximação sem flash (ALSF) categoria II (ALSH-2) está fora de serviço.

2 –  NOTAM E7734/24R de 18/10/2024, de modificação do NOTAM E7727/24, com validade de 18/10/24 até 14/01/2025, informa que o PAPI – sistema de luzes de indicação de rampa de aproximação, para ângulo padrão de 3° e MEHT Minimum eye height over threshold – altura mínima dos olhos (do piloto) sobre a cabeceira – para sistema indicador visual de trajetória de aproximação) de 44,49 pés (anteriormente 68 pés), foi (reinstalado) recuado.

3 –  NOTAM E7735/24N, de 18/10/2024, com validade a partir 18/10/24 em caráter permanente, informa que o PAPI – sistema de luzes de indicação de rampa de aproximação (de ângulo padrão de 3°) teve MEHT Minimum eye height over threshold – altura mínima dos olhos (do piloto) sobre a cabeceira – para sistema indicador visual de trajetória de aproximação) alterada de 73 pés para 44,49 pés.

4 – NOTAM E6600/24N, de 27/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa que a pista 11/29 está “fechada” devido a obras, no seguinte horário no período: diariamente, de 01:15-10:59Z (22:15-07:59LT).

5 – NOTAM E7724/24R de 17/10/2024, de modificação do NOTAM E7476/24, com validade de 18/10/24 até 16/12/24, informa que os primeiros 1.470 m. da pista 11 e últimos 1.400 m. da pista 29, estão “fechados” devido a obras, no seguinte horário: 18-19/10/24 até 15-16/10/24, de 11:00-01:14Z (08:00-22:14LT).

6 – NOTAM E7725/24R de 17/10/2024, de modificação do NOTAM E7158/24, com validade de 18/10/24 até 16/12/24, informa as seguintes distâncias declaradas:

TORA              ASDA             TODA              LDA
RWY 11          1.730 m.          1.730 m.         1.730 m.          1.730 m.  [=3.200 – 1.470]
RWY 29          1.800 m.         1.800 m.         1.800 m.          1.800 m.  [=3.200 – 1.400]

7 – NOTAM E6596/24N, de 27/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa o “fechamento” por obras nas taxiways “A”, “B”, “C”, “G”, “H”, “J”, “K”, “L”, “M3”e “P”.
8 – NOTAM E6595/24N, de 27/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa o “fechamento” da taxiway “D” entre as taxiways “B” e “M4”, por obras.

9 – NOTAM E6594/24N, de 27/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa o “fechamento” por obras do pátio 1, entre as posições “5R” e “1C”.

10 – NOTAM E6593/24N, de 27/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa o “fechamento” por obras do pátio 2.

11 – NOTAM E8119/24R, de 22/10/2024 (modificação do NOTAM E7236/24, com validade de 22/10/24 até 15/01/2025, informa expediente da Torre (“Palegre”) de 09:30-01:15Z (06:30-22:15LT0, diariamente.

12 – NOTAM E7767/24N, de 18/10/2024 (modificação do NOTAM E7236/24, com validade de 18/10/24 até 15/01/2025, informa modificação da frequência do ATIS Porto Alegre (“Palegre”) – de 123,35 MHz para 122,05 MHz.

13 – NOTAM E7645/24N, de 14/10/2024, com validade permanente a partir de 14/10/2024, informa modificação do MAPt (da cabeceira 11 para fixo PA007 – fixo não encontrado na base de dados) no procedimento IAP VOR X RWY 11 (procedimento de aproximação para pista 11 com deslocamento da cabeceira 11 em 1.470 m.).

14 – NOTAM E6623/24N, de 28/08/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa a indisponibilidade dos seguintes procedimentos de aproximação (da pista 11):
– ILS Y OR LOC Y RWY 11;
– ILS Z CAT I OR CAT II RWY 11;
– RNP Z RWY 11; e,
– VOR Z RWY 11.

15 – NOTAM E7510/24R, de 09/10/2024 (modificação do NOTAM E6612/24), com validade de 09/10/24 até 16/12/24, informa que o aeródromo está disponível para pouso/decolagem, de helicópteros que operam exclusivamente dos hangares no aeródromo, com prévia solicitação com antecedência mínima de 12 horas.

16 – NOTAM E7718/24N, de 17/10/2024, com validade de 21/10/24 até 16/12/24, informa modificação de categorização do aeroporto por RCD de aeronaves – o aeródromo podendo ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com RCD 4C ou inferior (antes até 4E).