DECEA/GEIV conclui testes de vôo para aferição de infraestrutura de navegação aérea para a reabertura do “Salgado Filho”, em Porto Alegre/RS, em 18.10.24


Em nota no dia 17, o DECEA informa que concluiu com êxito a inspeção técnica de todos os equipamentos necessários para a retomada da operação segura do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre. Após quase 170 dias fechado, o aeroporto de Porto Alegre retomará suas operações no próximo dia 21 de outubro, com funcionamento das 10h às 22h e uma previsão inicial de 50 vôos diários. O aeroporto irá operar inicialmente com 1.730 m. de pista até o dia 16 de dezembro.

A interrupção das atividades no “Salgado Filho” ocorreu no início de maio, após o Rio Grande do Sul ser severamente afetado por enchentes. Em apenas três dias, Porto Alegre registrou cerca de 300 milímetros de chuva, superando o esperado para o mês inteiro. Esse volume resultou na inundação e no comprometimento da infraestrutura do aeroporto, bem como dos equipamentos de navegação aérea e dos sistemas de comunicação.

A suspensão das operações incluiu também a Torre de Controle e o controle-radar da Terminal Porto Alegre, cujas equipes de controladores foram temporariamente transferidas para a Base Aérea de Canoas (BACO/SBCO), um dos nove aeródromos designados para receber os vôos no Estado do RS. Desde então, 30 controladores de vôo do DECEA foram mobilizados para garantir a continuidade das operações de forma segura e eficiente.
Para reativar os equipamentos operacionais do “Salgado Filho”, o DECEA ajustou os sistemas de transmissão de frequências, telefonia, visualização de radar e monitoramento das condições climáticas. Os militares trabalharam para garantir que a operação da Torre de Controle de Porto Alegre, o Controle de Aproximação da Terminal e a Estação Meteorológica de Superfície fossem retomadas com a máxima eficiência e segurança.

Para homologar o funcionamento de todos os equipamentos que garantem a segurança das operações de pouso e decolagem, o GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo), do DECEA, realizou 12 horas de vôo ao longo de 03 dias, restabelecendo todos os auxílios à navegação. Essas inspeções garantem a operação segura do aeroporto para vôos tanto diurnos quanto noturnos, especialmente em condições meteorológicas adversas.
Com todos os sistemas de navegação, aproximação e comunicação verificados e o pessoal preparado, a FAB divulga que está pronta para garantir que a operação do Aeroporto Internacional Salgado Filho retorne com a máxima segurança e eficiência, atendendo às necessidades da população enquanto as obras de recuperação completa do aeródromo continuam.