DECEA/ICEA credencia o Laboratório Especializado em Eletroeletrônica da PUC-RS para ensaios de comprovação de requisitos de avaliação da conformidade de EMS e PAPI, em 05.04.25

No dia 31, o DECEA divulgou que a sua unidade ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo realizou, no dia 27 de março, a solenidade de entrega do certificado de credenciamento ao Laboratório Especializado em Eletroeletrônica (LABELO), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
O credenciamento permite ao LABELO a realização de ensaios de comprovação de requisitos de avaliação da conformidade para Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) e Equipamentos de Aproximação de Precisão (tipo PAPI).
A certificação é resultado de uma auditoria conduzida pelo ICEA no LABELO, na qual foram avaliados requisitos da norma ABNT NBR ISO 17025 e do regulamento MCA 800-13, que se referem aos procedimentos para avaliação e credenciamento de laboratórios de ensaio e calibração empregados em avaliação de conformidade.
Com a aprovação, o LABELO passa a integrar o Catálogo de Laboratórios Credenciados para Ensaios de Produtos do Controle do Espaço Aéreo (PCEA).
O credenciamento do LABELO integra as ações estratégicas do DECEA atribuídas ao ICEA a partir das diretrizes emanadas da DCA 800-2 sobre a garantia da qualidade e da segurança de sistemas e produtos do Comando da Aeronáutica (COMAE), reforçando a importância da avaliação da conformidade na garantia da segurança e da confiabilidade do controle do espaço aéreo brasileiro.
A cerimônia contou com a presença de autoridades do DECEA, do ICEA e do LABELO. Durante o evento, o diretor do ICEA, coronel engenheiro Carlos de Oliveira Zica, entregou oficialmente o certificado ao diretor do LABELO, simbolizando o reconhecimento da competência do laboratório para a realização dos ensaios. “O credenciamento, que tem validade de dois anos, a partir de 29 de novembro de 2024, fortalece o compromisso do DECEA com a modernização e a padronização dos processos no setor de controle do espaço aéreo”, destacou o coronel Zica.