DECEA inaugura nova Torre de Controle do Aeroporto de Recife/Guararapes (PE), com novo edifício que também alocará o futuro Controle de Aproximação Nordeste (APP-NE), em 13.07.25

Em nota postada no dia 11, o DECEA divulgou a inauguração e a entrada em operação da sua nova Torre de Controle (TWR) do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes-Gilberto Freyre (SBRF).
A cerimônia de inauguração reuniu diversas autoridades na manhã do dia 11 (sexta-feira), no novo Edifício Técnico Operacional (ETO) na área da Base Aérea de Recife (BARF).
Após a cerimônia de inauguração, as autoridades visitaram as instalações do Edifício Técnico Operacional, onde encontra-se também o futuro Controle de Aproximação Nordeste (APP-NE). O projeto irá concentrar os quatro principais APP da região, com transferência gradativa, começando por Recife, Maceió, Fortaleza e Natal, respectivamente.
A torre possui 34 m. de altura, concentra os mais avançados equipamentos de iluminação, auxílios à navegação e meteorologia.
“Isso vai promover uma maior consciência situacional dos nossos controladores e com isso, maior fluidez do espaço aéreo, possibilitando economia de recursos, de combustível e redução da emissão de CO2”, finalizou o diretor-geral, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
“A partir de hoje a antiga torre já não funciona mais. Estamos inaugurando esta nova estrutura para atendar ao crescente aumento da demanda de tráfego aéreo do país”, explicou o comandante do CINDACTA-III, coronel aviador José Evânio Guedes Júnior.
O serviço ATC no Guararapes conta com 4 serviços (H24):
– Tráfego (com Autorização de Tráfego Via Enlace de Dados / DCL – Departure Clearance Data Link Service),
– Operações,
– Solo, e,
– Torre (com frequências primária, secundária e de emergência, e mais frequência exclusiva para aviação militar), além de serviço ATIS (D-ATIS, ou ATIS – Data link Automatic Terminal Information Service/Serviço automático de informação terminal por link de dados)
Na TMA-Recife são dotados procedimentos-radar. Para sequenciamento radar, normalmente as aeronaves vetoração e serão postas em sequência até a correspondente rota de aproximação final para assegurar o fluxo dinâmico de tráfego aéreo, para tanto sendo observadas as altitudes mínimas para vetoração são as descritas nas CAMR.
O DECEA adota Operações de Pista de Alta Intensidade (HIRO) no Guararapes. As Operações de Pista de Alta Intensidade (HIRO) serão aplicadas em até três períodos ao dia – entre 10:00-12:00Z (07:09:0LT), 13:30-16:00Z (10:30-13:00LT) e 18:30-20:30Z (15:30-17:30Z). O horário de aplicação da HIRO será informado via ATIS e poderá ser alterado pelo ATC em função de necessidades específicas de demanda. A HIRO permite a redução do tempo de ocupação de pista, propiciando a otimização da separação entre aeronaves na aproximação final, entre decolagens e entre pousos/decolagens, maximizando a utilização da capacidade de pista, minimizando a possibilidade de arremetidas e reduzindo o tempo de espera no solo e em vôo. Os pilotos deverão ajustar o pouso e decolagem de modo a garantir o Tempo Mínimo de Ocupação de Pista (MROT).
Em 2024, o “Guararapes” teve 92.839 movimentos de aeronaves, na 7ª posição do ranking aeroportuário brasileiro, com alta de 6,3% em relação à movimentação de 2023, à frente de Salvador, com 80.053 movimentos (alta de 3,1%), na 9ª posição do ranking, com uma diferença de 12.786 movimentos (16%).
A movimentação em 2024 (de 92.839 aeronaves) se constituiu de 82.025 aeronaves do transporte comercial (88%), com alta de 8%, de 7.378 aeronaves da aviação geral (8%), com alta de 1,5%, e de 3.436 aeronaves da aviação militar (4%), com redução de 13,1%.
A máxima movimentação mensal foi de 8.624 aeronaves (sendo 7.728 aeronaves comerciais – 89,6% – e 693 aeronaves da aviação geral – 8%) e a mínima mensal foi de 7.024 aeronaves (sendo 6.125 aeronaves comerciais – 87,2% – e 596 aeronaves da aviação geral – 8,5%), a média mensal sendo de 7.736,58 movimentos.
No que se refere aos movimentos por dia da semana, observou-se que o dia mais movimentado foi sexta-feira, com média de 267 movimentos, superando em 5% a média diária que é de 254 operações. Observou-se que o máximo de movimentos ocorreu na faixa horária das 12h com 30 operações, enquanto o mínimo chegou a registrar 0 (zero) movimento em diversas faixas horárias.
No acumulado no ano, entre janeiro e maio (5M25), o “Guararapes” soma 35.899 movimentos, uma média mensal de 7.179,80 movimentos, com movimentação máxima 8.257 e mínima de 6.729. No mesmo período de 2024 (5M24 – 41,7% de um ano), foram 38.488 movimentos (41,5% do total-ano), uma média mensal de 7.7.697,60 movimentos, com movimentação máxima 8.624 e mínima de 7.392. Assim, o ano de 2025, nos primeiros 5 meses (jan. a maio) vem experimentando uma redução de 6,7% na comparação com 2024.
O “Guararapes” opera vôos VFR diurno/noturno e IFR diurno/noturno com pista principal (18/36) e um conjunto de 16 taxiways. O aeroporto tem 4 pátios – 1 e 2 no setor leste (lado terminal TPS) e 3 e 4 no setor oeste. O pátio 2 (acompanhando o TPS) tem 25 posições de parqueamento, os pátios 3 e 4 tem três posições cada.
Com o projeto da implantação do futuro Controle de Aproximação Nordeste (APP-NE), concentrando os principais APP da região Recife, Maceió, Fortaleza e Natal, alocado no ETO – Edifício Técnico Operacional no “Guararapes”, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou a importância geográfica de Recife. “O DECEA responde por 3% dos 100 milhões de vôo realizados anualmente em todo o mundo. Na área de jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo [CINDACTA-III] é feita a coordenação de mais de 500 mil vôos por ano”, declarou.
Em 2024, os Controles de Áreas de Terminal (APP) em capitais da região nordeste, todos em jurisdição do CINDACTA-III, tiveram as seguintes movimentações:
– APP-Recife – TMA-Recife (SBWF) – 111.520 movimentos de aeronaves (com alta de 8,4% sobre 2023), na 7ª posição no ranking.
– APP-Salvador – TMA-Salvador (SBXS) – 83.866 movimentos de aeronaves (com alta de 3,0% sobre 2023), na 10ª posição no ranking.
– APP-Fortaleza – TMA-Fortaleza (SBWZ) – 61.610 movimentos de aeronaves (com alta de 1,2% sobre 2023), na 13ª posição no ranking.
– APP-Maceió – TMA-Maceió (SBXM) – 35.264 movimentos de aeronaves (com redução de 33% sobre 2023), na 21ª posição no ranking.
– APP-Natal – TMA-Natal (SBXT) – 33.126 movimentos de aeronaves (com alta de 6,4% sobre 2023), na 23ª posição no ranking.
– APP-São Luís – TMA- São Luís (SBWS) – 24.410 movimentos de aeronaves (com alta de 3,6% sobre 2023), na 28ª posição no ranking.
– APP-Aracaju – TMA-Aracaju (SBXA) – 17.041 movimentos de aeronaves (com redução de 13,3% sobre 2023), na 31ª posição no ranking.
– APP-Teresina – TMA-Teresina (SBXE) – 16.183 movimentos de aeronaves (com redução de 3,3% sobre 2023), na 33ª posição no ranking.
Estes oito Controles de Áreas de Terminal (APP) em capitais da região nordeste somaram 383.020 movimentos de aeronaves em 2024, versus 384.257 movimentos de aeronaves em 2023, uma redução de -0,32%.
Todos (10) Controles de Áreas de Terminal (APP) da região nordeste somaram 428.311 movimentos em 2024, versus 425.964 movimentos de aeronaves em 2023, um aumento de 0,55%.
Os Controles de Áreas de Terminal das (4) TMA contíguas Maceió-Recife-Natal e Fortaleza (quatro das cinco principais TMA do nordeste) somaram, em 2024, 241.520 movimentos, sendo 74% da movimentação das 5 principais TMA, 63% da movimentação das oito TMA em capitais da região e 56% da movimentação de todas as dez TMA da região nordeste.
Desde 23 de março de 1988, o Centro – CINDACTA-III – promove a segurança e a soberania em uma região conhecida como “Porta do Atlântico” – onde acontece a entrada e a saída de todo volume de tráfego aéreo da África e da Europa. O CINDACTA-III é responsável por um espaço aéreo de aproximadamente 13,5 milhões de km², englobando toda a região nordeste do Brasil e uma extensa parcela do Atlântico Sul.