DECEA moderniza consoles e monitores do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, em 19.09.25


Em nota no dia 18, o DECEA que a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), unidade do Depto., modernizou os consoles do Centro de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), sediado no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

Segundo o diretor de operações da CISCEA, major aviador Rafael Paschoal Honorato, a modernização dos consoles e monitores faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2023, que já contemplou outras unidades, como os Centros de Operações Militares (COpM) 2, 3 e 4 e os Controles de Aproximação (APP) Nordeste e de Belo Horizonte.

Dentre as expressivas melhorias operacionais, 16 consoles foram modernizados no APP-RJ e 122 consoles em todas as unidades contempladas neste primeiro processo.

O próximo passo será o APP São Paulo, que concluirá esta primeira fase de modernizações.

“A substituição dos consoles no APP-RJ, aliada à instalação de novos monitores ATC widescreen de 43”, marca um avanço importante na modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os consoles oferecem um ambiente mais ergonômico e padronizado, e os novos monitores ampliam a área de visualização, reduzem a sobreposição de informações e proporcionam maior consciência situacional, apoiando decisões mais ágeis e seguras por parte dos controladores”, concluiu o major Honorato.

Para o comandante do DTCEA Galeão (DTCEA-GL), tenente-coronel aviador Douglas Luna Lopes da Costa, a modernização é mais um exemplo de valorização do trabalho dos controladores. “Não só a ergonomia foi melhorada, mas toda a infraestrutura do controle de aproximação do Rio de Janeiro. A troca dos consoles foi realizada nos horários de menor fluxo para evitar qualquer tipo de impacto e as operações ocorreram normalmente durante todo o processo”, destacou o oficial.

O chefe do APP-RJ, capitão especialista em controle de tráfego aéreo Rídil José Souza de Carvalho, destaca os benefícios das novas telas. “As posições, que eram fixas, não permitiam a capacidade de adaptar as telas às necessidades dos controladores. Agora, os profissionais podem aproximar ou afastar cada tela como preferir, trazendo mais conforto para o operador. A modernização é mesmo um aspecto importante de valorização do nosso pessoal”, disse Ridil.

De acordo com a Supervisora e instrutora do Controle Rio de Aproximação, segundo-sargento Priscila Castilho, “a visualização dos setores foi significativamente otimizada, permitindo o acompanhamento integral sem a necessidade de constantes ajustes de tela, o que contribuiu para maior eficiência na coordenação e fluidez nas atividades do setor”.