DECEA participa do 17º Ciclo de Reuniões do Painel de Procedimentos de Vôo por Instrumentos, um evento da OACI, em Dubai, em 18.03.24
Conforme nota postada no dia 08, representantes do DECEA foram para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar do 17º Ciclo de Reuniões do Painel de Procedimentos de Vôo por Instrumentos (IFPP), um evento promovido pela OACI.
O encontro teve objetivo de discutir e propor a atualização, aprimoramento e desenvolvimento de novos critérios de elaboração de procedimentos de navegação aérea, buscando atender ao contínuo aumento do tráfego aéreo, à evolução tecnológica dos equipamentos de bordo e à expectativa dos usuários por um sistema de navegação aérea seguro, eficiente e ambientalmente sustentável.
Esses critérios são desenvolvidos por um grupo de especialistas de diversos Estados e organizações internacionais, que trabalham por meio de correspondência e de reuniões presenciais. Nessas reuniões, são decididos os critérios que serão propostos à Comissão de Navegação Aérea (ANC) para a atualização do DOC 8168 – Operação de Aeronaves -, e de outros documentos da OACI que tratam da atividade de elaboração de procedimentos.
Durante a reunião estão sendo discutidos temas importantes para a navegação aérea, como os procedimentos de Performance de Navegação Requerida (RNP AR – Required Navigation Performance – Autorization Required), que oferecem grandes benefícios às operações aéreas nos aeroportos, especialmente em termos de maior acessibilidade e eficiência de vôo.
As experiências e os conhecimentos adquiridos no Painel de Procedimentos de Vôo por Instrumentos são compartilhados com grupos de trabalho e de implementação do DECEA, como a Otimização do Espaço Aéreo Nacional e o Grupo de Estudo sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA). Diversos benefícios já foram alcançados, trazendo melhorias significativas para a atividade de elaboração de procedimentos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O representante do DECEA e membro do Painel, coronel especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, destacou a importância da participação do DECEA no evento. “Além de acompanhar e contribuir com o desenvolvimento dos critérios de elaboração de procedimentos de navegação aérea da OACI, é essencial também para adquirir conhecimentos técnicos e especializados, que permitem conhecer antecipadamente as tendências e os rumos das discussões e possibilitar a adoção de medidas para alinhamento do DECEA aos padrões e melhoras práticas internacionais”, afirmou o oficial.