DECEA promove terceira Reunião do Grupo de Supervisão da Segurança Operacional do Atlântico Sul, em 26.04.24


Conforme nota no dia 19, o DECEA divulgou que realizou, entre os dias 15 e 19, no Centro de Treinamento da Gol Linhas Aéreas, no Aeroporto de Congonhas (SP), a 3ª Reunião do Grupo de Supervisão da Segurança Operacional do Atlântico Sul (SAT SOG/03). O evento foi organizado pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) em conjunto com a OACI, com o objetivo de continuar as atividades de otimização da segurança operacional no âmbito do Grupo de Melhoria Contínua de Serviços de Tráfego Aéreo no Atlântico Sul (SAT).

O Grupo de Supervisão da Segurança Operacional do Atlântico Sul (SAT SOG) tem a responsabilidade de monitorar o gerenciamento da segurança operacional na prestação de serviços de tráfego aéreo na Região SAT, incentivando a adoção das melhores práticas, garantindo a correta categorização das ocorrências relatadas nessa região, para fins de análise e de ações demandadas no âmbito das atividades de gerenciamento da segurança operacional.

A reunião contou com a presença de representantes do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Angola, Senegal, Costa do Marfim, de Agências de Monitoramento Regional (RMA), da indústria e do Escritório Regional da América do Sul da OACI (OACI SAM).

Durante o encontro, foram tratados assuntos como [1] o projeto de implementação do conceito da Comunicação e Vigilância Baseada em Desempenho (PBCS), [2] a revisão do Plano de Contingência Operacional ATM para o Atlântico Sul, [3] a harmonização dos procedimentos de coleta, processamento e disseminação de dados entre as RMA, dentre outros temas.

Os representantes do DECEA tiveram a oportunidade de contribuir com a visão do departamento na evolução de todos os temas. “Podemos observar que todos permanecem comprometidos em promover uma cultura de segurança operacional eficaz e melhorar continuamente os serviços de navegação aérea. Juntos, somos mais fortes e capazes de enfrentar os desafios à frente, garantindo que nossas operações sejam sempre seguras, eficientes e sustentáveis”, afirmou o chairman da SAT SOG, tenente-coronel especialista em controle de tráfego aéreo Luiz Antônio dos Santos.