DECEA promove workshop sobre a modernização do gerenciamento de tráfego aéreo baseado no conceito FF-ICE, viando Operação Baseada em Trajetória (TBO), em 27.11.25


Em nota no dia 25, o DECEA divulgou que promoveu, neste mesmo dia, o primeiro workshop sobre FF-ICE (Flight and Flow Information for a Collaborative Environment – Informações de vôo e fluxo para um ambiente colaborativo), conceito da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) que redefine como as informações sobre vôos são planejadas, compartilhadas e atualizadas entre todos os participantes do sistema de aviação civil mundial (cias. aéreas, provedores de serviço de navegação aérea, aeroportos, órgãos reguladores, operadores militares e sistemas globais de tráfego aéreo).

O evento, que aconteceu de forma híbrida, no Rio de Janeiro, reuniu militares de organizações subordinadas ao DECEA envolvidas com a gestão e operação de sistemas de informações aeronáuticas, planos de vôo e gerenciamento do espaço aéreo/fluxo de tráfego aéreo e instituições responsáveis pela contratação de desenvolvimento e atualização de sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo.

O encontro teve o objetivo de demonstrar a importância estratégica do conceito de FF-ICE em um momento que a aviação civil internacional avança rapidamente para garantir operações eficientes e colaborativas, em um cenário cada vez mais digitalizado envolvendo troca de grandes volumes de dados em tempo real.

A programação contou com apresentações de especialistas das diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), além de representantes de empresas desenvolvedoras de sistemas.

Dentre os assuntos em pautas, foram abordados a concepção operacional FF-ICE brasileira, os sistemas de gestão do espaço aéreo, o gerenciamento das informações aeronáuticas, os desafios relativos à transição para o FF-ICE, que substituirá o atual sistema de plano de vôo por um que permite a troca de mensagens com maior quantidade e qualidade de dados de vôo e de fluxo com vistas a possibilitar a Operação Baseada em Trajetória (TBO).

O conceito SWIM (System Wide Information Management – Gerenciamento da Informação de todo o Sistema) foi também um dos temas apresentados. A iniciativa visa a integração dos sistemas ATM em escala global, permitindo que informações sejam trocadas de maneira eficiente e segura entre todas as partes integrantes da aviação – órgãos de controle de tráfego aéreo, companhias aéreas, aeroportos e outras entidades relacionadas – por meio de uma arquitetura comum.

Na abertura, o chefe da divisão de Normas do Subdepartamento de Operações do DECEA, tenente-coronel especialista em controle de tráfego aéreo Marcos Roberto Peçanha dos Santos, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da implementação futura dos serviços FF-ICE. “Esse conceito é multidisciplinar e envolve diversos stakeholders internos e externos. Precisaremos caminhar em conjunto com diversos players para viabilizar a implementação harmonizada deste conceito”, afirmou o tenente-coronel Peçanha.

Para Bruno Garcia Franciscone, capitão especialista em controle de tráfego aéreo da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, a realização do workshop é estratégica. “O evento consiste, além da disseminação inicial do conceito, colocar o Brasil na vanguarda da modernização do Gerenciamento de Tráfego Aéreo na região Sul Americana e viabilizar, por meio da implementação futura de serviços FF-ICE, rotas mais curtas e eficientes, menor gasto de combustível, redução de atrasos e dos tempos de esperas em voo e melhoria na gestão de fluxo em cenários críticos”, Franciscone pontuou.