DECEA realiza 1º Jornada de Assuntos Internacionais de 2025, repassando panorama dos temas tratados nos fóruns internacionais da OACI, em 05.07.25

Em nota postada no dia 03, o DECEA divulgou que, entre os dias 01 e 02 de julho, militares e civis do Departamento e organizações subordinadas reuniram-se na 1ª Jornada de Assuntos Internacionais de 2025. O encontro, promovido pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), aconteceu no auditório do DECEA.
O objetivo do evento foi repassar ao diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o panorama dos temas tratados nos fóruns internacionais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Ao longo da jornada, representantes dos grupos de trabalho apresentaram os painéis e explicaram o envolvimento do DECEA em determinados assuntos.
“O DECEA tem que estar alinhado ao que o mundo está fazendo. Nós temos um grande peso regional e mundial. Ao longo desses anos de existência do DECEA foram diversos desafios que enfrentamos e que ainda virão no futuro. E nós vamos encará-los de forma técnica e profissional, buscando encontrar soluções dentro de todo esse ecossistema chamado OACI”, declarou o tenente-brigadeiro Medeiros.
O primeiro assunto debatido foi “Separação e Segurança do Espaço Aéreo” com destaque para a implementação do PBCS (Performance-Based Communication and Surveillance – Comunicação e Vigilância Baseadas em Desempenho), um conceito aplicado no controle de tráfego aéreo que possibilita menores separações entre as aeronaves, aumentando a capacidade em espaços aéreos remotos.
Esse, entre outros assuntos debatidos internacionalmente, estão relacionados com o Programa SIRIUS – um instrumento do Comando da Aeronáutica (COMAER) voltado para a evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em resposta ao aumento do tráfego aéreo, à maior diversidade de meios aéreos e ao desenvolvimento tecnológico no campo da aviação.
A meteorologia foi outro assunto destacado como de grande relevância. A explanação sobre o painel, representado na OACI por membros do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), pontuou a importância de sistemas coletores – como radares e estações meteorológicas – para o assessoramento meteorológico à aviação civil.
Ao final do evento, 19 painéis foram apresentados, incluindo o Painel de Procedimentos de Vôo por Instrumentos (IFPP), criado em 1966, o mais antigo da OACI.
A 42ª Assembleia da OACI está programada para ocorrer em Montreal, no Canadá, entre os dias 23 de setembro e 03 de outubro de 2025. O evento é um encontro trienal onde todos os Estados membros da OACI se reúnem para debater temas de interesses internacionais e definir políticas para os próximos anos.