DECEA realiza campanha para conscientização sobre o risco baloeiro, em 06.07.22
Em nota postada no dia 03 no seu portal, por ocasião do início do mês de julho – um mês ainda da temporada cultural-folclórica do festejo junino (Festa de São João), o DECEA apontou para a conscientização sobre o risco baloeiro e promover as campanhas educativas entre as ferramentas utilizadas pela FAB para conscientizar a população sobre o problema.
A prática baloeira, além de ser crime, pode provocar graves consequências e põe em risco a aviação, a vida das pessoas e o meio ambiente.
No Brasil, a ocorrência de balões de ar quente não tripulados (balões juninos) aumenta nos meses de maio, junho e julho. Ao sobrevoar centros urbanos, o balão pode acarretar riscos a milhares de vidas.
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados brasileiros que lideram o ranking de reporte de balões de ar quente não tripulados nessa época do ano. Os aeroportos com maior incidência de balões, entre maio e junho de 2022, foram:
– Aeroporto Santos Dumont (RJ) com 44 avistamentos,
– Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas (SP) com 19 reportes de balões, e,
– Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos com 18.
O perigo aumenta quando as condições meteorológicas não permitem o avistamento e, consequentemente, impedem o desvio que pode ser feito a tempo pelo piloto. Dependendo da massa do balão e da velocidade da aeronave, o impacto da colisão pode chegar a 250 toneladas. Um balão de 15 kg, por exemplo, considerado pequeno, ao colidir contra um avião que esteja voando a cerca de 300 km/h causa um impacto de três toneladas e meia.
No dia 04, o renomado site de aviação The Aviation Herald (especializado em notícias de ocorrências aeronáuticas no mundo da aviação do transporte comercial) postou nota relativa a um evento do conflito com perda de separação de um balão contra um B.777-300 da Qatar Airways durante a aproximação final para pista 09R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR), em São Paulo, ocorrido no dia 03. O jato B.773 de matrícula A7-BEV cumpria o vôo regular internacional de Doha (Qatar) para São Paulo/Guarulhos.
Segundo esta mídia, o jato executava a aproximação final da pista 09R quando um balão por ar aquecido (hot air ballon) cruzou o eixo prolongado da pista à altura da rampa de aproximação. Um número de aeronaves, incluindo o B.773 da Qatar, executaram desvios laterais para separar-se do balão, para posteriormente novamente alinharem-se com a pista e completaram a aproximação, pousando normalmente, com segurança.
O site postou uma foto do balão, à esquerda do jato, próximo, registrada por passageiro do vôo da Qatar: