DECEA realiza Seminário de Performance ATM, em São Paulo, em 21.10.25

O DECEA realizou entre os dias 14 e 16/10/2025 o Seminário de Performance ATM (Air Traffic Management – Gerenciamento de Tráfego Aéreo), na Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
O seminário aconteceu com a participação de especialistas nacionais e internacionais da comunidade aeronáutica. Os palestrantes são membros de organizações militares, de instituições acadêmicas, de órgãos governamentais, de empresas aéreas, de aeroportos brasileiros e da EUROCONTROL (Organização Européia para a Segurança da Navegação Aérea).
Cerca de 150 pessoas participaram do evento, sendo uma grande oportunidade de integração e colaboração entre os participantes, proporcionando um ambiente oportuno para a reflexão sobre as melhores práticas e desenvolvimento do sistema ATM, por meio da otimização da gestão por desempenho.
Durante os três dias de programação, foram realizadas diversas palestras, apresentações de trabalhos científicos e estudos de casos. Os palestrantes abordaram temas de grande relevância, como o serviço de gerenciamento de tráfego aéreo no Centro de Controle de Área (ACC) de maior produtividade da Europa, o trabalho em conjunto entre o DECEA e o EUROCONTROL, com destaque para o Projeto TOTAL ATM, que visa aprimorar a eficiência na gestão do tráfego aéreo, concentrando-se na harmonização entre a demanda de tráfego e a capacidade dos controladores.
As áreas de performance (capacidade, previsibilidade, custo-benefício e eficiência), com foco na evolução do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo nacional por meio da gestão por desempenho, foram tratadas durante o seminário.
O evento visa o aprimoramento do conceito de Gestão por Performance ATM, com foco na aplicação prática, identificação e desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios relacionados ao tema e se dedica à troca de conhecimentos e experiências sobre o Gerenciamento de Tráfego Aéreo no Brasil, com foco em análise de indicadores de desempenho e busca de soluções práticas para os desafios do ATM nacional.
O evento é uma oportunidade para difundir a cultura de gestão por performance no sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Nacional e contribuir para um espaço aéreo cada vez mais seguro e eficiente.
A abertura do evento ficou a cargo do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, brigadeiro do ar James Souza Short, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou a relevância de realizar o evento. “Este encontro é fundamental para mostrar a importância de trabalhar em conjunto com a comunidade aeronáutica. Temos no seminário vários entes participando, que nos trazem as suas necessidades e como podemos ajudá-los a crescer. Para termos bons dados, precisamos medir e para medir precisamos ter a gestão da performance”, pontuou o oficial.
O comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), coronel-aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, destacou os números dos movimentos aéreos em 2004, equivalente a 1,9 milhões de vôos controlados no Brasil. “O maior movimento de tráfego aéreo no país está concentrado nas Áreas de Controle Terminal de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirmou o oficial.
Outro assunto em pauta, no primeiro dia do evento, foi a implantação do sistema HELICONTROL, operado na Torre de Controle de Congonhas (SBSP), que visa a convivência harmônica entre a circulação de helicópteros (asa rotativa) e a de aviões (asa fixa) no aeroporto de Congonhas (SBSP), promovendo segurança e eficiência ao serviço de tráfego aéreo e aos usuários.
O chefe da Seção de Performance do Subdepartamento de Operações, major-aviador Jean Pierre de Castro Benevides, destacou os projetos do DECEA e os desafios para se efetuar a gestão por performance do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Em sua apresentação, o comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), coronel-aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, ressaltou as medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil, incluindo os processos de análise estratégico, pré-tático, pós-tático e tático. “A unidade busca minimizar impactos decorrentes da flutuação do equilíbrio entre capacidade e demanda, a fim de garantir a segurança das operações, a regularidade e a pontualidade dos vôos”, afirmou o oficial.
No primeiro dia do evento também foram abordados também outros temas, como a judicialização no setor aéreo, a performance do Centro de Controle de Área Superior de Maastrich (MUAC) e o projeto Total ATM, que consiste em uma visão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo de futuro, focado no plano de evolução nas áreas de performance, capacidade e gerenciamento de recursos.
Os avanços tecnológicos e operacionais realizados pelo DECEA em benefício do usuário do transporte aéreo e da comunidade aeronáutica foram também apresentados, como o Projeto Eco Norte, que inclui a reestruturação das Terminais Belém, Cuiabá e Manaus, visando redução de tempo de vôo, economia de combustível e diminuição da emissão de gases poluentes.
Finalizando o ciclo de palestras, foram abordados assuntos, como o uso da inteligência artificial na aviação, a sinergia entre a meteorologia e o gerenciamento de tráfego aéreo para uma gestão preditiva do espaço aéreo brasileiro, além da análise de desempenho para melhoria contínua da Terminal São Paulo e os desafios para o monitoramento em tempo real do espaço aéreo brasileiro.
No encerramento, o chefe da divisão de planejamento do Subdepartamento de Operações do DECEA, tenente-coronel aviador Hugo Dominato Rossi, agradeceu a presença dos participantes e parabenizou pelos resultados alcançados. “Nós tivemos um grande evento, com diversos temas e debates aprofundados. O feedback de vocês é fundamental para que este tipo de evento continue a acontecer e ajude com o trabalho dentro da área de Performance ATM de uma forma colaborativa e produtiva”, afirmou o oficial.
Todas as palestras estão disponíveis no canal do DECEA no YouTube e podem ser acessadas por meio do link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL-ZO7wuc6sBzG4sqpgmEOT89C4SPOE5st